Vigilância Sanitária de Maceió apreende 650 kg de alimentos impróprios no fim de semana

Fiscalizações ocorreram em supermercados de bairros da parte alta da cidade

Marília Ferreira/Ascom SMS 17/10/2022 às 11:03
Vigilância Sanitária de Maceió apreende 650 kg de alimentos impróprios no fim de semana
Apreensões aconteceram sábado (15) e domingo (17). Foto: Vigilância Sanitária

Em mais um fim de semana de fiscalizações na capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, no sábado (15) e domingo (16), 650 kg de produtos perecíveis e não perecíveis impróprios para o consumo. As fiscalizações ocorreram em supermercados de bairros da parte alta da cidade.

Ao chegarem nos estabelecimentos, os profissionais da Vigilância observaram irregularidades nas condições de armazenamento, manipulação, refrigeração, conservação e comercialização de alimentos. Charque, carne bovina, embutidos, feijão e arroz foram alguns dos produtos apreendidos fora do prazo de validade.

De acordo com Nilson Malta, coordenador da Vigilância Sanitária, em apenas um supermercado foram apreendidos 300 kg de charque com prazo de validade vencido.

“É com muita tristeza que fazemos esse tipo de apreensão, porque a direção desses estabelecimentos tem conhecimento de que o consumo de um alimento estragado pode acarretar em graves prejuízos à saúde e, mesmo assim, continuam com a prática errônea”, afirmou.

O coordenador ainda garantiu que a fiscalização da Vigilância Sanitária continua ativa e com equipes nas ruas todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. “Estamos todos os dias percorrendo as ruas de Maceió para garantir a segurança do consumidor maceioense. Nosso objetivo não é punir os estabelecimentos, mas sim eliminar o risco sanitário e promover a saúde da população”, concluiu.

Além da penalidade de apreensão imediata dos produtos, os estabelecimentos receberam autos de infração e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. Os produtos retirados de circulação foram levados ao Aterro Sanitário de Maceió.

Disque Denúncia 

Para ajudar a Visa Maceió em seu trabalho de fiscalização, a população pode realizar denúncias pelo WhatsApp (82) 8752-2000, canal exclusivo para o recebimento de denúncias por mensagem de texto, foto e/ou vídeo, que funciona 24h.

As denúncias também podem ser realizadas pelo (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.