Vigilância Sanitária dá curso de boas práticas ao segmento de panificação

Profissionais da Visa orientaram sobre melhores condições gerais de higiene, armazenamento, manipulação correta dos alimentos e entre outros assuntos

Marília Ferreira/Ascom SMS 17/05/2024 às 11:12
Vigilância Sanitária dá curso de boas práticas ao segmento de panificação
Cerca de 70 proprietários, gerentes e funcionários de panificações estiveram no treinamento. Foto: Vigilância Sanitária

Com o objetivo de auxiliar os profissionais da área de alimentação na adoção de práticas corretas e seguras para a manipulação de alimentos, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, nesta quinta-feira (16), na Escola Municipal Dra. Nise da Silveira, no Antares, o curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos destinada a 70 proprietários, gerentes e funcionários de panificações.

A capacitação foi ministrada por Amanda Brandão, nutricionista da Gerência da Inspetoria de Serviços de Saúde e Exercício Profissional, e o advogado Jhônatas Cabral. Os profissionais da Visa orientaram sobre melhores condições gerais de higiene, armazenamento, refrigeração, prazo de validade dos produtos e reforçaram o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando garantir a saúde dos funcionários.

Para o chefe especial da Visa, Airton Santos, faz-se necessário o reforço dos treinamentos para diminuir os riscos à saúde do consumidor.

“Precisamos estar sempre reforçando essas orientações aos segmentos que trabalham com manipulação de alimentos para conscientizar, cada vez mais, os estabelecimentos que trabalham e comercializam esses produtos, de modo a diminuir alimentos impróprios para consumo”, afirmou.

O treinamento beneficiou as panificações localizadas no Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Village Campestre, Eustáquio Gomes e Santos Dumont. Ao final da atividade, os profissionais receberam certificado de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

Curso de Boas Práticas

O curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos faz parte das ações de rotina da Vigilância Sanitária de Maceió. A estratégia visa conscientizar diversos segmentos de alimentos sobre a importância de comercializar um produto de qualidade, além de garantir a segurança alimentar da população e evitar problemas de saúde relacionados ao consumo de alimentos inadequadamente manipulados. O trabalho realizado pelo órgão é fundamental para garantir a qualidade dos produtos oferecidos nos estabelecimentos de Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.