Vigilância Sanitária capacita representantes de panificações sobre boas práticas com alimentos

Assuntos como higienização, uso de EPIs e segurança alimentar foram abordados no treinamento

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 11/03/2022 às 12:20
Vigilância Sanitária capacita representantes de panificações sobre boas práticas com alimentos
Representantes de panificações participaram de curso de capacitação. Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária continua promovendo capacitações direcionadas a empreendimentos locais sobre produção, armazenamento e comercialização de produtos alimentícios. Na última quinta-feira (10), o órgão ofertou qualificação para 25 representantes de panificações de Maceió. O curso foi ministrado pelo assessor administrativo da coordenação geral da Vigilância, Nilson Malta, e pela nutricionista do órgão, Nicolle Dantas.

“Estamos fazendo treinamentos de forma contínua, nos quais sempre informamos as normas estabelecidas pela Vigilância e mostramos a maneira certa de manuseio e comercialização dos alimentos. Acreditamos que, com isso, podemos garantir que os negócios de Maceió irão trabalhar cada vez mais de forma assertiva, sem oferecer risco nenhum à saúde da população”, frisou o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

O curso contou com instruções sobre a higienização do espaço físico, uso de EPIs e segurança alimentar. Na qualificação, também foram elencadas as principais irregularidades encontradas em panificações de Maceió nas fiscalizações da Vigilância. Técnicos também informaram sobre todas as normas sanitárias necessárias ao correto funcionamento dos negócios.

 Ao término do curso, todos os comerciantes receberam certificado de participação.

Participantes recebem certificado. Foto: Visa Maceió
Participantes recebem certificado. Foto: Visa Maceió

Próximas ações

Na próxima terça-feira (15), a Vigilância Sanitária se reunirá com mais 30 representantes de panificações de Maceió para desenvolver o mesmo trabalho de qualificação sobre boas práticas. Higienização do espaço físico, uso de EPIs, segurança alimentar e normas da Vigilância Sanitária serão temas do treinamento.

Capacitações

O trabalho voltado à qualificação de comerciantes de Maceió teve início em fevereiro de 2021 e, desde então, mais de 5.000 pessoas já participaram dos treinamentos, que envolvem diversos segmentos, incluindo comerciantes de pescados, supermercados, panificações, avícolas, hotéis, e permissionários que atuam nos mercados públicos de Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.