Vigilância Sanitária capacita rede de supermercados sobre manipulação de alimentos

Mais de 1.500 colaboradores de estabelecimentos comerciais já foram capacitados desde o início do ano

Nesttor Netto (estagiário) / Ascom SMS 25/03/2023 às 11:51
Vigilância Sanitária capacita rede de supermercados sobre manipulação de alimentos
Foto: Vigilância Sanitária

Durante a semana, a Vigilância Sanitária de Maceió  realizou mais uma capacitação destinada a estabelecimentos comerciais. Desta vez o treinamento oferecido contemplou cerca de 70 colaboradores de uma rede de supermercado localizada na parte alta da capital. 

A capacitação, que faz parte do planejamento estratégico do órgão fiscalizador, é conhecida como, curso de boas práticas, e já  capacitou aproximadamente 1.500 funcionários de diversos estabelecimentos de Maceió, desde o início do ano até agora. O treinamento tem por objetivo   orientar e preparar comerciantes acerca das normas sanitárias e diminuir os riscos da saúde do consumidor  na comercialização de produtos.

Na ocasião foram destacadas normas exigidas pela Vigilância Sanitária para garantir a saúde e o bem-estar do consumidor, de modo que sejam ofertados produtos de qualidade. Os participantes acessaram, ainda, conhecimentos técnicos sobre armazenamento, refrigeração, conservação, fracionamento correto e manipulação de alimentos. 

“As ações educativas  são importantes para que exista uma diminuição na quantidade de apreensões, de modo a conscientizar os comerciantes perante à questão de saúde pública e responsabilidade social com o consumidor", destaca Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária.

O treinamento  é organizado pela equipe da Vigilância Sanitária de Maceió, e este último curso foi ministrado pelo coordenador do órgão, Airton Santos e pela nutricionista, Nicole Dantas. Ao final da capacitação, os funcionários receberam certificado de participação. 

Normas sanitárias

A Vigilância Sanitária durante o trabalho de fiscalização analisa os padrões dos produtos para que sejam comercializados dentro das normas adequadas. Entre as normas são avaliadas questões como armazenamento, temperatura, embalagens, espaço, uso e higienização do maquinário, limpeza do ambiente e contato dos funcionários do estabelecimento com o alimento por meio do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.