Vigilância Sanitária capacita 12 mil pessoas sobre boas práticas em 2022
Cursos foram direcionados para os mais diversos setores, visando garantir a qualidade do serviço prestado aos maceioenses
Ao longo de 2022, a Vigilância Sanitária de Maceió realizou 300 capacitações sobre boas práticas de manipulação de alimentos para diversos segmentos comerciais, beneficiando em torno de 12 mil pessoas que atuam diretamente nestes serviços. Entre os segmentos beneficiados estão supermercados, restaurantes, avícolas, açougues, panificações, ambulantes de alimentos, permissionários de pescados, salões de beleza, hotéis, escolas, motéis e supermercados.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, avalia o resultado dessas capacitações na prática.
“Com esses treinamentos, observamos a diminuição das não conformidades sanitárias, melhoria das condições de higiene e infraestrutura dos estabelecimentos fiscalizados e a redução da quantidade de produtos apreendidos e interdições”, destaca.
Durante as capacitações, os profissionais da Vigilância Sanitária realizam uma abordagem sobre segurança alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos, orientando, ainda, sobre questões de armazenamento, refrigeração e uso correto de Equipamentos de Proteção (EPIs), importantes para evitar a contaminação de alimentos.
“Esse tipo de ação também faz parte do compromisso da gestão de Maceió de trazer a Vigilância Sanitária para mais perto da população, mostrando a importância do papel da Vigilância Sanitária, como identificar riscos sanitários e também como oferecer um serviço de qualidade e seguro para as pessoas”, completa Airton Santos.
As ações da Vigilância Sanitária não se restringiram apenas a capacitar, mas também realizar fiscalizações posteriores nesses estabelecimentos e comerciantes, para verificar se estão seguindo as normas sanitárias adequadas.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.