Vigilância Sanitária apreende preservativos reprovados em teste de resistência

Fiscalização cumpre determinação da Anvisa, que suspendeu a venda de lotes de preservativos da marca Blowtex após apresentar falha

Marília Ferreira/Ascom SMS 27/02/2023 às 13:52
Vigilância Sanitária apreende preservativos reprovados em teste de resistência
Fiscais visitaram farmácias, drogarias e supermercados da capital. Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta segunda-feira (27), 150 unidades de preservativos modelos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera de farmácias, drogarias e supermercados da capital. O recolhimento aconteceu após os materiais serem reprovados no teste de resistência. 

A operação realizada pela Vigilância Municipal cumpre determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada na quinta-feira (23) do Diário Oficial da União, na qual suspende a venda, a distribuição e o uso de 57 lotes de preservativos masculinos da Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda, após falha em testes de estouro antes do prazo de validade previsto no rótulo.

“Estamos cumprindo a decisão da Anvisa, que suspende a venda dessa marca de preservativos. As equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária estão percorrendo os pontos de vendas, tais como drogarias e supermercados para a apreensão dos produtos. Também iremos fiscalizar os motéis da capital, para garantir que esse material não seja utilizado, a fim de prevenir uma possível gravidez indesejada ou infecções sexualmente transmissíveis”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Como é feito o teste

O teste de pressão de estouro é feito para garantir que o preservativo masculino não estoure durante o ato sexual. Para isso, ele é inflado com um fluxo de ar comprimido padrão. Caso seja identificada alguma perda de pressão ou ele estoure antes de atingir os valores estipulados, é identificado o problema, com maior risco de falha durante as relações sexuais.

Notificação

Os estabelecimentos visitados foram notificados a não fornecer mais produtos que tenham sido reprovados pela Anvisa, que pode trazer sérios danos à saúde da população.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.