Vigilância Sanitária apreende 600kg de alimentos no fim de semana

Fiscalizações aconteceram nos bairros Levada, Jacintinho, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 20/06/2022 às 12:02
Vigilância Sanitária apreende 600kg de alimentos no fim de semana
Foto: Visa Maceió

As ações da Vigilância Sanitária seguem por todos os bairros de Maceió. Neste fim de semana, o órgão retirou de circulação 600kg de alimentos impróprios para consumo durante fiscalizações realizadas em supermercados, laticínios, feiras livres e frigoríficos da capital.

Nas fiscalizações, que ocorreram no sábado (18) e domingo (19), foram verificados itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Dentre os alimentos apreendidos estiveram mortadela, carne bovina, linguiça, queijo, pão de forma e maionese.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressaltou o trabalho contínuo do órgão para garantir a segurança alimentar em todos os estabelecimentos da cidade. “A Vigilância age em duas frentes. Uma voltada para a educação desses comerciantes com a oferta de cursos e, outra, direcionada à fiscalização desses locais para verificar a comercialização dos alimentos. A apreensão só acontece quando encontramos irregularidades que colocam a saúde da população em risco e foi isso que flagramos nos negócios visitados durante o fim de semana”, destacou.

Todos os locais onde foram recolhidos alimentos impróprios para consumo foram notificados e poderão  receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso.

Disque Denúncia e WhatsApp

Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.