Vigilância Sanitária apreende 500 kg de alimentos impróprios para consumo na Levada

Produtos estavam estragados ou com sinais de raspagem do prazo de validade

Polyanna Monteiro-Ascom SMS 27/03/2023 às 11:07
Vigilância Sanitária apreende 500 kg de alimentos impróprios para consumo na Levada
Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante fiscalização na última sexta-feira(24), 500 kg de alimentos impróprios para consumo humano. A ação, que aconteceu na feira livre do bairro da Levada, culminou na apreensão de produtos como mortadela, charque, bolacha, leite, feijão e óleo.

De acordo com Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária, os produtos estavam sendo comercializados em desrespeito às normas sanitárias e, por isso, foram recolhidos dos locais.

“Na fiscalização, nossos fiscais flagraram produtos estragados ou com sinais de raspagem do prazo de validade, o que comprova a adulteração dos itens e comercialização de alimentos vencidos. Isso é um crime contra a saúde pública, previsto no artigo 272, do Código Penal”, afirmou o coordenador.

Os locais onde houve o recolhimento dos alimentos impróprios para consumo foram notificados e poderão receber multa que varia de R$180 a R$19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos apreendidos foram encaminhados ao descarte no aterro sanitário de Maceió.

Para reforçar a qualidade da ação, a Visa contou com a parceria de guardas municipais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.