Vigilância Sanitária apreende 440 kg de alimentos impróprios para consumo em Ipioca

Fiscais encontraram alimentos como charque, iogurte, mortadela e leite fora do prazo de validade ou sem condições de consumo

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 27/01/2023 às 10:13
Vigilância Sanitária apreende 440 kg de alimentos impróprios para consumo em Ipioca
Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante fiscalização nesta quinta-feira (26), 440 kg de alimentos impróprios para consumo humano. As atividades do órgão se concentraram em estabelecimentos do bairro Ipioca.

Entre os produtos retirados de circulação pelo órgão, estavam charque, iogurte, mortadela, e leite. Os alimentos apreendidos estavam fora do prazo de validade ou sem condições de consumo.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, afirma que o órgão tem trabalhado diariamente para detectar o máximo possível de situações que ofereçam risco sanitário à população de Maceió.

“Nossa missão é rastrear esses negócios que estão atuando em discordância com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária para preservar a saúde da população de Maceió. Além disso, sempre estamos oferecendo capacitações educativas e orientações aos comerciantes sobre boas práticas sanitárias para aumentar a qualidade dos produtos comercializados na cidade”, destacou Airton.

Os alimentos recolhidos foram encaminhados para o descarte correto no aterro sanitário de Maceió. Já os empreendimentos irregulares foram notificados e vão receber multas que variam de R$ 180,00 a R$ 19 mil, dependendo da gravidade do caso.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.