Vigilância Sanitária apreende 3 mil kg de alimentos impróprios para consumo

As fiscalizações do último fim de semana ocorreram em diversos estabelecimentos da parte alta e baixa da capital

Ana Cecília da Silva - Ascom/SMS 21/03/2022 às 09:43
Vigilância Sanitária apreende 3 mil kg de alimentos impróprios para consumo
Fiscais da Vigilância Sanitária durante fiscalizações. Foto: Vigilância Sanitária

Em mais um fim de semana de fiscalizações em estabelecimentos comerciais, nos dias 19 e 20 de março, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 3 mil kg de alimentos impróprios para consumo alimentar. Os trabalhos do órgão se concentraram em supermercados, panificações e açougues das partes alta e baixa da capital.

As apreensões feitas pelos fiscais incluíram carne bovina, frango, pães, laticínios, embutidos, bolachas, entre outros produtos que se encontravam fora da data de validade ou estragados. Durante as fiscalizações também foram detectados produtos com data de validade alterada.

Alimentos impróprios para consumo apreendidos pela Visa. Foto: Vigilância Sanitária
Alimentos impróprios para consumo apreendidos pela Visa. Foto: Vigilância Sanitária

“Nossas fiscalizações buscam garantir a saúde da população, evitando todos os riscos sanitários que alimentos estragados ou fora do prazo de validade podem acarretar. Verificamos sempre condições de armazenamento, refrigeração, manipulação e conservação desses produtos”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os produtos foram apreendidos e descartados no aterro sanitário da capital. Os estabelecimentos foram notificados e podem receber uma multa que varia de R$ 180,00 a R$ 19 mi reais, dependendo da gravidade do caso.

Como denunciar?

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos que estejam fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.