Vigilância Sanitária apreende 1.350 kg de produtos fora da validade durante o fim de semana

Fiscais encontraram irregularidades em abrigo de idosos, supermercados, frigoríficos e feiras livres

Marília Ferreira/Ascom SMS 30/01/2023 às 11:29
Vigilância Sanitária apreende 1.350 kg de produtos fora da validade durante o fim de semana
Entre os itens recolhidos estavam feijão, arroz, mortadela, e produtos de limpeza e higiene pessoal. Foto: Cortesia

Atenta às possíveis irregularidades que possam comprometer a saúde da população, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, neste fim de semana (27, 28 e 29 de janeiro), mais uma operação de fiscalização em estabelecimentos da capital alagoana. Dessa vez, o trabalho resultou na apreensão de 1.350 kg de produtos impróprios para o consumo.

Um dos locais inspecionados pelos fiscais da Visa foi um abrigo de idosos, localizado na parte alta de Maceió. Durante a ação, foram recolhidos 700 kg de produtos vencidos na instituição, entre eles feijão, arroz, mortadela, e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Supermercados, frigoríficos e feiras livres também foram fiscalizados pela Vigilância Municipal durante a operação do fim de semana. Nesses estabelecimentos, os fiscais apreenderam 650 kg de produtos fora do prazo de validade.

“Na ação deste final de semana, observamos diversas irregularidades dentro desses empreendimentos. Mas, além de fazer o recolhimento dos produtos fora do prazo de validade, levamos orientação e educação em saúde juntos aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos, para que possam ter um olhar vigilante sobre o que fornece à população”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os alimentos recolhidos foram encaminhados para o descarte correto no aterro sanitário de Maceió. Já os empreendimentos irregulares foram notificados e vão receber multas que variam de R$ 180,00 a R$ 19 mil, dependendo da gravidade do caso.

Como denunciar irregularidades? 

Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.