Vigilância promove ações de combate à dengue, zika e chikungunya em mercados públicos de Maceió

Atividades foram alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e tiveram o intuito de orientar a população a manter os cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti

Marília Ferreira/Ascom SMS 06/06/2022 às 13:48
Vigilância promove ações de combate à dengue, zika e chikungunya em mercados públicos de Maceió
Equipes foram aos mercados públicos e abordaram comerciantes com orientações de combate ao Aedes aegypti. Foto: Visa Maceió

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, no sábado (4) e domingo (5), uma ação educativa de prevenção à dengue, zika e chikungunya - doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti - nos mercados públicos da Produção (Levada), Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.

A atividade, que ocorreu com a colaboração dos fiscais sanitários e dos agentes de endemias, contou com a distribuição de 4 mil panfletos e levou educação em saúde para clientes, proprietários, funcionários e feirantes dos mercados públicos e estabelecimentos comerciais.

"As atividades de prevenção às arboviroses estão sendo intensificadas por nós que fazemos parte da Vigilância Sanitária. Estamos indo aos mercados públicos da capital e aos estabelecimentos comerciais não só para realizar as fiscalizações alimentícias de rotina, mas também para reforçar a importância de manter a higienização dos locais para combater a proliferação de criadouros do mosquito. Toda a população precisa estar atenta e buscar a prevenção, pois os casos de dengue têm aumentado em nossa capital", destacou o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Além da panfletagem, a Vigilância Sanitária realizou palestras para cerca de 200 alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, no Farol, ministradas pela bióloga e fiscal sanitário Rita de Cássia Vieira. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir as orientações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, principalmente nesse período chuvoso.

Ações intensificadas

Nós últimos dias, as ações de combate à dengue, zika e chikungunya estão sendo intensificadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária nos mercados públicos da capital. As atividades têm o objetivo de reforçar à população sobre a importância de manter os cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti.

Durante as atividades, alguns desses cuidados abordados pelas equipes são: manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; manter a boca de garrafas de vidro ou plástico para baixo; e entre outras orientações.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.