Vigilância interdita panificação e apreende uma tonelada de alimentos impróprios para consumo

Fiscais percorreram 30 estabelecimentos de Maceió, neste fim de semana, para verificar condições sanitárias na comercialização de alimentos

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 14/03/2022 às 11:55
Vigilância interdita panificação e apreende uma tonelada de alimentos impróprios para consumo
Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária segue com os trabalhos de fiscalização nos estabelecimentos de Maceió para garantir promoção à saúde da população. Neste fim de semana, a atuação do órgão resultou na interdição de uma panificação, localizada no Benedito Bentes, além da apreensão de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo humano em supermercados, açougues, avícolas, panificações e pizzarias.

Nas fiscalizações, que aconteceram sexta (11), sábado (12) e domingo (13), quatro equipes da Vigilância de Maceió percorreram 30 estabelecimentos de Maceió para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, destacou as inconformidades encontradas na padaria interditada pelo órgão neste fim de semana.

“Flagramos uma panificação funcionando sem CNPJ e alvará sanitário, com presença de mofo e infiltração nas paredes, maquinários com a higienização totalmente comprometida e armazenamento inadequado para pães”, explicou o coordenador.

O local foi notificado, autuado e terá 90 dias para se adequar às normas da Vigilância Sanitária, podendo receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

Apreensão no fim de semana

Além da interdição, os fiscais da Vigilância retiraram de circulação, neste fim de semana, uma tonelada de alimentos perecíveis como peixe, queijo, frango, calabresa, carne bovina e suína. Alimentos que se apresentavam impróprios para consumo humano em supermercados, açougues, avícolas, panificações e pizzarias.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.