Vigilância em Saúde capacita técnicos sobre análise e tabulação de dados
Capacitação fortalece análise de dados epidemiológicos com uso da ferramenta TabWin

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e dos Sistemas de Informação em Saúde, realizou nos dias 24 e 25 de abril, uma capacitação sobre o programa TAB para Windows (TabWin). Desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), a ferramenta é essencial para a tabulação e análise de dados em saúde.
O treinamento reuniu técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde, no laboratório do Campus IV do Cesmac, no bairro Farol.A ação teve como objetivo nivelar os conhecimentos da equipe técnica e estimular o uso do raciocínio epidemiológico na análise de dados.
O coordenador dos Sistemas de Informação em Saúde (Sim, Sinam e Sinasc), Ney Guedes, além de ministrar a oficina ao lado da Coordenadora Rosicleide Barbosa, também preparou as apostilas para os técnicos.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde, Rosicleide Barbosa, destacou a importância da iniciativa. “O TabWin é uma ferramenta oferecida pelo Ministério da Saúde que permite a tabulação de dados de sistemas de informação como mortalidade, nascimentos, internações hospitalares, entre outros. Com ela, é possível realizar várias análises, desde contagem de casos até o cálculo de indicadores, proporções e elaboração de mapas”, explicou.
A coordenadora ainda enfatizou que a capacitação visa despertar nos técnicos o interesse em explorar o sistema e ampliar suas habilidades analíticas.
Funcionalidades e benefícios do TabWin
O programa TabWin foi desenvolvido pelo DATASUS com a finalidade de permitir tabulações rápidas sobre arquivos DBF, que compõem os sistemas de informação do SUS. Por possuir uma definição nacional padronizada, o TabWin permite a geração imediata de tabulações, a partir de arquivos pré-definidos.
Entre as funcionalidades, está a possibilidade de importar tabulações geradas na Internet pelo TabNet (também desenvolvido pelo DATASUS), realizar operações aritméticas e estatísticas nos dados, elaborar gráficos e mapas a partir das tabelas, e ajustar as tabelas conforme a necessidade do usuário.
Para os profissionais de saúde, o TabWin facilita a construção e aplicação de índices e indicadores epidemiológicos e de produção de serviços, a programação e planejamento de ações e serviços de saúde, a avaliação de intervenções e distribuição de recursos, bem como a tomada de decisões com base em evidências concretas.
A iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da capacidade técnica das equipes de Vigilância em Saúde e para a melhoria da gestão da informação em saúde pública em Maceió.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.