Vigilância em Saúde Ambiental intensifica fiscalização a carros-pipa

Ações desenvolvidas no bairro Jatiúca contaram com a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 30/03/2022 às 13:07
Vigilância em Saúde Ambiental intensifica fiscalização a carros-pipa
Abordagem da Vigilância Ambiental e Cerest a trabalhadores. Foto: Ascom/SMS

Atenta à qualidade da água distribuída por caminhões-pipa, a Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) do Município realizou, na manhã desta quarta-feira (30), no bairro Jatiúca, uma ação de fiscalização a esses veículos. A iniciativa ocorreu em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que fez a entrega de materiais educativos e conversou com os trabalhadores sobre questões relacionadas à saúde laboral.

A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) do Município, Andréa Eufrazio, destaca que a fiscalização é um trabalho habitual do órgão, mas sempre é reforçado com o objetivo de garantir a qualidade da água consumida pelos maceioenses.

Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) do Município, Andréa Eufrazio. Foto: Ascom/SMS
Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) do Município, Andréa Eufrazio. Foto: Ascom/SMS

“Durante as abordagens a esses caminhões, verificamos questões como a qualidade da água transportada, seus índices de turbidez, cloro, se há questões como ferrugem, perfurações, tudo de acordo com o que estabelece a Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que regulamenta todo o nosso trabalho. Nossas abordagens são semanais e ocorrem em pontos da capital, para que possamos garantir que toda Maceió conte com esse serviço”, destaca a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA).

Quando a Vigilância Ambiental encontra alguma ocorrência nesses veículos, como a dosagem incorreta de cloro, por exemplo, os fiscais acompanham o condutor até as empresas, para que eles resolvam o problema e possam abastecer os clientes com segurança. Nos caminhões abordados durante a manhã desta quarta, não foram encontradas irregularidades, estando os índices de cloro e turbidez de acordo com o que estabelece a legislação.

Análise da turbidez e do cloro da água distribuída pelos carros-pipa. Foto: Ascom/SMS
Análise da turbidez e do cloro da água distribuída pelos carros-pipa. Foto: Ascom/SMS

Saúde do trabalhador

Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também participaram da ação com uma abordagem educativa aos trabalhadores. Com a entrega de materiais educativos, os fiscais orientaram sobre o uso correto de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) e investigaram fatores que podem gerar riscos à saúde do trabalhador.

A coordenadora do Cerest, Stefhane Melo, destaca como foi realizado o trabalho desenvolvido nesta manhã. “Nosso intuito é orientar os trabalhadores da área sobre segurança e uso de EPIs. Além disso, estamos investigando aspectos gerais sobre a saúde deles, como o consumo de água, hidratação, exposição solar sem proteção, uma infinidade de problemas que podem acarretar o adoecimento do trabalhador. Dependendo do que for identificado, podemos também fazer abordagens educativas e de conscientização junto às empresas que eles trabalham, visando garantir a saúde de todos”, explica.

Coordenadora do Cerest, Stefhane Melo, durante entrega de material educativo para os trabalhadores. Foto: Ascom/SMS
Coordenadora do Cerest, Stefhane Melo, durante entrega de material educativo para os trabalhadores. Foto: Ascom/SMS

Denúncias e dúvidas

Para a população que desejar fazer esclarecimento de dúvidas e denúncias sobre carros-pipa irregulares, a Vigilância em Saúde Ambiental disponibiliza o número (82) 3312-5582, cujo atendimento é feito das 7h às 13h.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.