Vigilância de Zoonoses vistoria praça com focos de carrapatos na Gruta e define medidas de controle contra infestação
Biólogos do laboratório de Entomologia coletaram espécimes para análise e anunciaram implantação de barreira química e interdição da praça para conter proliferação
Uma equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Maceió realizou, na manhã desta segunda-feira (11), uma visita técnica de inspeção na Praça Jornalista Genésio de Carvalho, localizada no bairro Gruta. A visita foi motivada por solicitação dos moradores, que detectaram a proliferação de carrapatos no local.
“Constatada a infestação de carrapatos, agora vamos providenciar o controle químico, com a borrifação do inseticida adequado nos bancos e árvores da praça para criar uma barreira química, evitando que se alastrem ainda mais”, explicou o biólogo Carlos Fernando Rocha, responsável pelo laboratório de Entomologia da UVZ.
A interdição do local foi solicitada de imediato pela direção da UVZ à Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que devido à emergência zoossanitária, determinou o isolamento do local na tarde desta segunda. Na manhã desta terça-feira (12), a equipe de combate às endemias da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos fará a aplicação de inseticida em toda a praça, utilizando a técnica de borrifação.
Na vistoria do espaço, técnicos das áreas de entomologia e de atendimentos zoossanitários (cuidados com os animais) da UVZ constataram a infestação do aracnídeo, com a identificação de focos debaixo dos bancos de alvenaria, e recolheram alguns exemplares para estudo da espécie na UVZ.
De acordo com o biólogo Mauricélio Alves, que atua no setor de atendimentos zoossanitários da unidade, quando é feito o controle com o inseticida apropriado para o carrapato, o local precisa ser interditado por um período mínimo de 72h, evitando a circulação de pessoas e animais no local.
“Uma vez aplicada a barreira química, os focos serão eliminados e a área estará protegida por aproximadamente 90 dias, período de duração do efeito do inseticida. Após esse período, o local deverá passar por uma nova inspeção para que seja avaliada a necessidade ou não de outras intervenções”, ressaltou.
O médico-veterinário Emanuel Wianês, que também integra o setor de atendimentos zoossanitários, direcionado ao controle de zoonoses – doenças que podem ser transmitidas do animal ao homem – esclarece que em casos como esse, é feito um trabalho de orientação acerca das medidas de controle da infestação junto aos moradores do entorno.
“Procedimentos como esse são adotados especialmente para prevenir os riscos de transmissão de zoonoses como a Babesiose, a Doença de Lyme e principalmente a Erlichiose ou ‘doença do carrapato’. Pois, quando não são tratadas a tempo, essas doenças podem levar o animal contaminado à morte”, destaca Wianês.
Canais de atendimento da UVZ
A equipe da UVZ reforça que logo que forem detectadas, situações como essas devem ser imediatamente informadas à UVZ. As informações podem ser repassadas pelo telefone (82) 3312-5485 ou ainda pelo WhatsApp (82) 98882-8240.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão volante acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h, apenas pelo telefone fixo.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.