Vigilância de Zoonoses lança Disk Denúncia com atendimento pelo WhatsApp
Situações de animais soltos em via pública ou abandonados podem ser denunciadas pelo canal
A população de Maceió ganhou mais um canal de comunicação com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Denúncias sobre animais abandonados ou mortos em via pública, criação de porcos em áreas urbanas, maus-tratos ou outras situações que envolvam o setor podem ser feitas pelo Whatsapp.
O Disk Denúncia Vigilância de Zoonoses funciona pelo telefone (82) 98882-8240 (WhatsApp) ou pelo fixo (82) 3312-5485. O atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 16h, e no sábado e no domingo das 08h às 14h (exceto feriados).
A UVZ possui também um Plantão Volante, que atende pelo telefone fixo, de segunda a sexta, das 18h às 22h, exceto feriados.
“O Disk Denúncia da UVZ é um canal destinado a triar denúncias que envolvam zoonoses. No momento de receber a denúncia, o canal da UVZ fará a triagem e irá orientar os usuários sobre como proceder. Já as situações adversas como a presença de zoonoses de interesse regional deverão ser levadas a outros órgãos”, explica o coordenador geral da UVZ, Marcos Vasconcelos.
Casos de maus-tratos, ele reforça, devem ser direcionados à Polícia Civil, mas em algumas situações que envolvam zoonoses, a UVZ poderá ser acionada. “Então é preciso escutar cada caso e decidir sobre as orientações técnicas”, diz.
Recolhimento de animais
Um dos serviços realizados pela Zoonoses é o recolhimento de animais de grande porte deixados em via pública pelos proprietários.
Por meio do “Caminhão Boiadeiro”, equinos e bovinos que estejam circulando pelas vias da cidade, são recolhidos e levados para a unidade. Lá eles são registrados, recebem um pequeno histórico com as informações sobre o local de coleta e características, e em seguida são chipados.
O proprietário pode recuperar o animal, mas paga uma taxa referente às diárias, ao transporte e ao chip.
Da segunda vez, as taxas são cobradas em dobro, e da terceira ou se passados 10 dias do recolhimento, a UVZ não libera mais o animal e o encaminha para adoção a interessados que morem no interior do Estado.
Quem tem interesse na adoção, deve se cadastrar na unidade, levando identidade, CPF e comprovante residência, além de fotos do local.
Outra situação em que o animal não é devolvido ao dono é quando há maus-tratos. “Mandamos o veterinário com auxiliar e equipe de apoio, e a depender do local pedimos o acompanhamento da polícia. Se confirmado que houve maus-tratos, ele não sai mais da unidade. Depois dos procedimentos clínicos e da avaliação veterinária, vai direto para adoção”, reforça Vasconcelos.
O Caminhão Boiadeiro funciona nos seguintes horários: segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 05h às 09h, das 11h às 15h, das 16h às 22h; nos sábados e domingos, das 08h às 16h; e feriados, das 08 às 14h.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.