Vigilância de Maceió capacita escola e abrigos para idosos sobre boas práticas

Segurança alimentar foi principal tema abordado pelo órgão com participantes

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 17/12/2021 às 13:02
Vigilância de Maceió capacita escola e abrigos para idosos sobre boas práticas
Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária segue trabalhando na educação de maceioenses sobre o correto manuseio e consumo de produtos alimentícios. Na última terça-feira (15), o órgão ofertou palestra educativa voltada para alunos e professores da Escola Municipal Suzel Dantas, na Santa Amélia. Já na quarta-feira (16), o órgão capacitou 40 cozinheiras e auxiliares de cozinha de 15 Instituições de Longa Permanência (ILPs) para idosos de Maceió.

Na Escola Suzel Dantas, o coordenador da Visa, Airton dos Santos, e a nutricionista Vitorya Sarah abordaram temas referentes à importância da Vigilância Sanitária para saúde das pessoas, além de repassar instruções sobre os cuidados que devem ser tomados pela população no momento da aquisição e consumo de produtos. Condições de higiene, aspecto e prazo de validade dos alimentos foram alguns dos assuntos discutidos com os 40 participantes.

Já na capacitação realizada para as ILPs de Maceió, o órgão discorreu sobre a forma correta de manuseio e higienização de alimentos, além de repassar informações sobre uso de equipamentos de proteção individual e outras exigências da Vigilância para promover segurança alimentar nos locais.

"Buscamos aproximar, cada vez mais, a Vigilância dos maceioenses para explicar qual o nosso papel e a importância que cada pessoa tem para garantir a saúde dos cidadãos", destacou o coordenador Airton dos Santos.

Capacitações

O trabalho voltado à capacitação de comerciantes de Maceió teve início em fevereiro deste ano e, desde então, mais de 3.500 pessoas já participaram dos treinamentos, que envolvem diversos segmentos, incluindo comerciantes de pescados, supermercados, avícolas, hotéis, e permissionários que atuam nos mercados públicos de Maceió.

A próxima capacitação será ofertada, na próxima quarta-feira (22), em 12 hospitais de Maceió. Após isso, o órgão iniciará os treinamentos para representantes de todas as panificações da cidade.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.