Vigilância capacita profissionais de saúde sobre normas sanitárias

Redação 22/11/2021 às 13:12
Vigilância capacita profissionais de saúde sobre normas sanitárias

Treinamento foi dirigido a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em serviços de hemodiálise em UTIs

A Vigilância Sanitária (Visa) ofertou, na tarde de sexta-feira (19), uma capacitação sobre boas práticas de Serviços de Hemodiálise em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ação foi dirigida a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral do Estado (HGE), do Hospital Unimed Maceió, do Hospital Hapvida e do Hospital Alvorada.

Os profissionais de saúde preencheram um formulário sobre o perfil da Unidade de Terapia Intensiva da unidade hospitalar onde trabalham, assistiram à apresentação do coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, e palestra sobre boas práticas, ministrada pela fiscal sanitária Maria Inez Auad.

Profissionais de Saúde foram capacitados sobre normas sanitárias. Foto: Ascom SMS

O coordenador da Vigilância informou que os hospitais também fazem parte dos segmentos sobre os quais a Vigilância Sanitária tem atribuição de fiscalização para garantir que o cumprimento das normas sanitárias.

“Este treinamento que fizemos hoje é o primeiro deste segmento. Nas nossas visitas a hospitais, vimos a necessidade de capacitar esses profissionais sobre as boas práticas nos serviços de hemodiálise. Portanto, vejo esse treinamento como um feito de extrema importância, de modo que essa aproximação da Vigilância Sanitária com os hospitais seja uma nova abertura para fazermos mais cursos de boas práticas com este segmento”, destaca.

Airton Santos, coordenador na Vigilância Sanitária falou sobre os segmentos sobre os quais a Visa tem atribuição. Foto: Ascom SMS

O treinamento de boas práticas neste segmento foi formatado a partir do interesse dos profissionais de saúde em conhecer a legislação que rege este tipo de serviço.

“Em nossas inspeções em hospitais, observamos que este segmento tem uma lacuna em relação à legislação que rege o serviço de hemodiálise. Desde então, entrou no interesse desses profissionais de saúde esse treinamento. Neste caso, todo mundo ganha; nós, enquanto Vigilância Sanitária, e o próprio serviço”, explica a fiscal sanitária Maria Inez Auad.

Maria Inez Auad, fiscal sanitária, falou sobre a legislação que rege o serviço de hemodiálise. Foto: Ascom SMS

“Nós, participantes da capacitação, viemos buscar com esse treinamento algo novo. O mercado sempre vai se atualizando e nós precisamos estar sempre de acordo para fazermos nosso trabalho corretamente. Recebemos a visita da Vigilância Sanitária e foi proposta para nós, profissionais de saúde, essa capacitação. Eu me voluntariei porque vejo a necessidade de aprimorar ainda mais o meu trabalho”, afirma o enfermeiro do Hospital Geral do Estado Cezar Oliveira.

Cezar Oliveira, participante da capacitação, destacou a importância do treinamento. Foto: Ascom SMS

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.