Vigilância apreende 500 unidades de pomadas capilares em estabelecimentos de Maceió

Ação cumpre resolução da Anvisa, na qual determina que todas as pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos estão com a comercialização proibida

Marília Ferreira/Ascom SMS 14/02/2023 às 13:44
Vigilância apreende 500 unidades de pomadas capilares em estabelecimentos de Maceió
Estabelecimentos foram notificados a não comercializar pomadas capilares. Foto: Visa de Maceió

Em mais uma operação de fiscalização realizada na capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, na manhã desta terça-feira (14), 500 unidades de pomadas modeladoras para cabelos em estabelecimentos das partes alta e baixa da cidade. 

A ação fiscalizatória cumpre a Resolução - RE n.475, de 9 de fevereiro de 2023, na qual determina que todas as pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos estão com a comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, as fiscalizações estão sendo intensificadas para evitar qualquer prejuízo à saúde dos maceioenses. “O trabalho preventivo vem sendo feito em toda capital para evitar que as pessoas se prejudiquem, como vem acontecendo em São Paulo e Recife”, afirma.

Os estabelecimentos visitados foram notificados a não fornecer mais esse tipo de produto, que pode trazer sérios danos à saúde da população. Em caso de descumprimento da determinação da Anvisa, os estabelecimentos notificados poderão estar sujeitos à pena de multa e interdição.

Entenda o caso

A proibição da comercialização de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada, tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.