Vendedores de pescados de mercados públicos participam de curso de boas práticas de alimentos
Palestra trouxe orientações sobre os cuidados necessários para o manuseio e armazenamento adequado dos pescados
Ainda falta um mês para a Semana Santa, período em que o consumo de pescados aumenta entre a população. Contudo, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) já está atenta e reforçando as orientações aos vendedores desses alimentos para garantir que o principal item da Sexta-Feira da Paixão - o peixe - esteja dentro dos padrões sanitários exigidos pelo órgão.
Para isso, a Visa de Maceió realizou, nesta semana, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para 70 vendedores de pescados do Mercado da Produção (Levada) e Mercado Público do Jacintinho.
A ação teve o objetivo de transmitir informações aos vendedores sobre a importância de garantir os cuidados necessários para o manuseamento dos pescados durante sua comercialização.
“O curso de boas práticas é uma ação estratégica da Vigilância Sanitária que alcança comerciantes de diversos segmentos, a fim de orientá-los a comercializar um produto seguro e de qualidade aos consumidores. Dessa vez, reunimos os vendedores de pescados para dar essas orientações de forma antecipada”, afirmou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
O treinamento abordou temas como forma adequada de armazenagem, transporte e manuseio dos pescados, além da manutenção da higienização dos ambientes e utilização de equipamentos de proteção individual. Além de Airton Santos, o curso também foi ministrado pela nutricionista e gerente de Alimentos da Visa, Vitória Sarah.
"A Semana Santa se aproxima e a compra de pescados acaba aumentando, por isso é importante que eles estejam atentos às normas sanitárias para esse tipo de comercialização", alertou Airton.
Ao final da capacitação, os comerciantes receberam certificados em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.