Vacinação oral contra poliomielite será aplicada em nove Unidades de Referência do Município

A nova administração será adotada até que o abastecimento de imunizantes seja regularizado pelo Ministério da Saúde

Marília Ferreira / Ascom SMS 08/05/2023 às 10:52
Vacinação oral contra poliomielite será aplicada em nove Unidades de Referência do Município
Saúde de Maceió vai otimizar o uso dos imunobiológicos disponíveis na Central Municipal de Rede de Frio. Foto: Arquivo/Ascom SMS

Devido ao estoque insuficiente a nível nacional e estadual da vacina oral poliomielite (VOP), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió irá utilizar estratégias para otimizar o uso dos imunobiológicos disponíveis na Central Municipal de Rede de Frio. A nova administração será adotada até que o abastecimento de imunizantes seja regularizado pelo Ministério da Saúde. 

Considerando o quantitativo de doses disponíveis na capital, a VOP será administrada em nove Unidades de Referência do Município, de segunda a sexta-feira, durante todo o horário de funcionamento da sala de vacina.

“Estamos buscando inúmeras estratégias para garantir a imunização do público-alvo contra a poliomielite. Tivemos a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a Poliomielite no mês passado em todas as unidades de saúde da capital, devido à falta do insumo por parte do laboratório produtor. Porém, agora estamos ofertando a vacinação apenas em algumas unidades referenciadas devido a um novo lote recebido. Desse modo, o público-alvo pode se dirigir até uma dessas unidades, caso necessário, para garantir sua imunização”, informa Eunice Amorim, Gerente de Imunização de Maceió.

A Gerência de Imunização reforça, ainda, a recomendação da busca das crianças que, por algum motivo, ainda não completaram o esquema vacinal primário com a vacina inativada poliomielite (VIP), para protegê-las e, respectivamente, melhorar a cobertura vacinal. 

Público-alvo

Contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano recebem a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha - VOP), desde que já tenham recebido as três doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

UNIDADES DE SAÚDE DE REFERÊNCIA DA VACINA VOP EM MACEIÓ  

I DS - II CENTRO DE SAÚDE (POÇO) - 8h às 17h

II DS - US PAM DIQUE ESTRADA (PONTA GROSSA) - 8h às 17h

III DS - USF SÃO VICENTE DE PAULA (FAROL) - 8h às 16h

IV DS - US ANTÔNIO DE PÁDUA (PETRÓPOLIS) - 8h às 20h30

V DS - UR JOÃO PAULO II (JACINTINHO) - 8h às 16h

VI DS - UR HAMILTON FALCÃO (BENEDITO BENTES) - 8h às 20h30

VII DS - US JOSÉ PIMENTEL AMORIM (SALVADOR LYRA) - 8h às 17h

VII DS - US TEREZA BARBOSA (EUSTÁQUIO GOMES) - 8h às 20h30

VIII DS - UR MARIA CONCEIÇÃO PARANHOS (JACARECICA) - 8h às 20h30

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.