UTI pediátrica do Hospital da Cidade transforma rotina hospitalar em celebração na Semana da Criança
Pequenos recebem tratamento médico em ambiente acolhedor e afetuoso

A manhã desta segunda-feira (6) começou diferente no Hospital da Cidade, em Maceió. O primeiro hospital municipal da capital alagoana abriu oficialmente a programação da Semana da Criança com ações voltadas a humanizar o ambiente da UTI pediátrica e proporcionar momentos de leveza para os pequenos pacientes internados.
Apesar da gravidade que muitas vezes marca o ambiente de uma unidade de Terapia Intensiva, o clima por lá ganhou novos ares. O objetivo, segundo a coordenadora de enfermagem da UTI Pediátrica e Neonatal, Maria Daniella Vieira de Paula Andrade, é aliviar o estresse e trazer conforto tanto para as crianças quanto para suas famílias.
“A semana da criança é um momento especial para celebrar a leveza e a magia da infância mesmo dentro do ambiente hospitalar. Pensando nisso, queremos transformar ainda mais a UTI pediátrica em um ambiente mais acolhedor e humano, repleto de cor, alegria e amor. Nosso objetivo é minimizar o estresse, promover o bem-estar e levar mais conforto e esperança, porque cuidar também é fazer sorrir", afirmou.
Atualmente, seis crianças estão internadas na unidade. Uma de 3 anos, uma de 2 e quatro bebês entre 5 e 11 meses. A maioria dos casos tem diagnóstico respiratório, como o da pequena Jasmim da Silva Maciel, de apenas 3 anos, que deu entrada na madrugada desta segunda-feira com pneumonia. A mãe da paciente, Evelin da Silva Maciel, que autorizou a divulgação do nome e da foto da filha, se disse surpresa com o acolhimento. “Eu tô achando ótimo. O atendimento é maravilhoso, todos bem atenciosos e minha filha também está gostando muito”, disse.
A programação da Semana da Criança na UTI inclui ainda atividades de ornamentação, lanche temático, pintura nas mãos e atendimento conjunto de terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, além da visita de um sanfoneiro, entrega de presentes, presença de personagens infantis e até comemoração de aniversário de um dos pacientes.
A equipe que garante o cuidado contínuo aos pacientes é formada por um enfermeiro por turno de 12 horas, cinco técnicos de enfermagem, médico plantonista, médico diarista, fisioterapeuta 24 horas, psicólogo, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, uma organização sem fins lucrativos voltada para modernizar e dar eficiência à gestão das unidades municipais de saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.