USF Tarcísio Palmeira reforça aleitamento materno entre usuárias da unidade

Ação faz parte da campanha nacional do Agosto Dourado, de incentivo à amamentação

Cássia Oliveira/Ascom SMS 10/08/2022 às 17:32
USF Tarcísio Palmeira reforça aleitamento materno entre usuárias da unidade
Unidade de Saúde do Pontal da Barra incentiva aleitamento materno. Foto: Ascom SMS

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira, localizada no Pontal da Barra, esta quarta-feira (10) foi dia de reunir gestantes, lactantes e puérperas (mulheres com recém-nascidos até 45 dias) para dar início à programação alusiva ao assunto, destacando sua importância de forma lúdica, com atividades como roda de conversa, música e pintura na barriga das futuras mamães.

Enfermeira Ariane Souza, que coordena as ações com as gestantes na unidade. Foto: Ascom SMS
Enfermeira Ariane Souza, que coordena as ações com as gestantes na unidade. Foto: Ascom SMS

“Rotineiramente, nossa equipe já trabalha as orientações sobre o quanto o aleitamento é importante para a saúde da mãe e do bebê com nossas usuárias, nas reuniões do grupo de gestantes ou nas consultas de pré-natal. Mas, dentro do Agosto Dourado, procuramos despertar a atenção com uma abordagem mais leve, colocando por terra os mitos que atrapalham a amamentação”, explicou a enfermeira Ariane Souza, que coordenou a atividade.

Mãe de primeira viagem, a jovem Andréia Gabrielle, de 24 anos, teve sua filha Melissa materializada na barriga de oito meses de gravidez, num desenho feito pelo terapeuta ocupacional residente Francisco. Ela, que faz seu acompanhamento gestacional na unidade, disse que está sempre atenta a todas as orientações da equipe, pois quer garantir à filha o mesmo cuidado que teve na infância.

Andréia Gabrielle aguarda ansiosa a chegada de Melissa, no próximo mês. Foto: Ascom SMS
Andréia Gabrielle aguarda ansiosa a chegada de Melissa, no próximo mês. Foto: Ascom SMS

“Fui uma criança que mamou até os dois anos e sempre ouvi o quanto isso foi importante pra minha saúde, pois raramente fico doente. Se o leite materno foi fundamental pra mim, é isso que pretendo garantir pra minha filha também”, afirmou Andréia.

Opinião semelhante tem a instrumentadora cirúrgica Tainá Alves, que aproveitou o momento para levar o pequeno José Miguel, de 4 meses, para atualizar o cartão de vacinação. Ela, que também realizou seu pré-natal com a equipe da unidade, destacou a importância das orientações.

Tainá, mãe do pequeno José Miguel, reforçou que o aleitamento materno é bom para ela e para o filho. Foto: Ascom SMS
Tainá, mãe do pequeno José Miguel, reforçou que o aleitamento materno é bom para ela e para o filho. Foto: Ascom SMS

“Além de garantir uma maior imunidade ao meu filho, entendi que o processo de amamentação também seria bom pra minha saúde e minha recuperação após o parto, além de ajudar a fortalecer os vínculos entre nós, gerando essa sensação de bem-estar, segurança e conforto que ele precisa pra se desenvolver e crescer saudável”, frisou Tainá.

Para dar início à programação de atividades – que serão realizadas sempre nas manhãs das quartas-feiras deste mês, até o dia 1º de setembro – a equipe da unidade contou com o apoio dos acadêmicos da Residência Multiprofissional em Saúde da Uncisal, que têm dado uma grande ajuda aos profissionais de saúde no município, principalmente, no desenvolvimento de ações coletivas.

“A equipe multiprofissional que atua aqui – dentista, terapeuta ocupacional, psicóloga e fisioterapeuta – tem agregado demais às nossas ações, reforçando o atendimento que os profissionais da unidade disponibilizam aos cerca de 3 mil usuários cadastrados. Este mês, estamos reforçando o quanto o leite materno é um alimento completo mas, independente da temática, temos sempre buscado abordar as temáticas que os usuários necessitam”, ressaltou a gerente administrativa da USF Tarcísio Amorim, Denise Magalhães.

Gerente Denise Magalhães diz que equipe da unidade e residentes da Uncisal atuam de forma integrada no atendimento aos usuários. Foto: Ascom SMS
Gerente Denise Magalhães diz que equipe da unidade e residentes da Uncisal atuam de forma integrada no atendimento aos usuários. Foto: Ascom SMS

Direcionadas pelo tema da campanha deste ano – Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando - Manejo do Aleitamento Materno – as atividades do Agosto Dourado na USF Tarcísio Palmeira terão as seguintes atividades:

17/08 – 9h30 – Busca ativa e distribuição de informativos abordando o tema da campanha; Em seguida, sala de espera, passando informações abordando a perspectiva das mulheres em relação o aleitamento materno.

24/08 – 9h30 – Busca ativa e distribuição de informativos abordando o tema da campanha; Em seguida, sala de espera, passando informações abordando a pegada do bebê e a importância da sucção para o desenvolvimento da fala.

01/09 – 9h30 – roda de conversa para decifrar mitos e verdades da amamentação e realizar práticas integrativas; Momento de descontração com DJ, brincadeiras e coffee break.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.