USF São Francisco de Paula promove atividade sobre suplementação de vitamina A
Divulgação da campanha e busca ativa realizada no bairro levaram mais usuários a procurar atendimento na unidade
A Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula, localizada em Cruz das Almas, realizou nesta segunda-feira (18), uma ação do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, destinada a crianças de 1 a 4 anos de idade. A atividade ressaltou a importância da atualização da caderneta de vacinação da criança.
Durante as atividades foram oferecidos lanches, certificado de coragem e ações recreativas para os pequenos. Além de orientações sobre a administração de vitamina A para as crianças, os pais receberam orientações, com duas salas de espera sobre saúde bucal, higienização, utilização e a importância do uso de fio dental e a forma correta de escovação.
Na segunda sala de espera houve conscientização e palestra sobre dengue, formas de combate, tratamentos, cuidados com ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, como proteção de recipientes com água e higienização dos ambientes. Além das orientações, foram distribuídos panfletos educativos e ofertados formulários socioeconômicos para preenchimento e futuros atendimentos.
A ação aconteceu simultaneamente aos atendimentos rotineiros na unidade, no horário das 8h às 14h.
A unidade vem oferecendo salas de espera diárias sobre temas de saúde atuais, com a finalidade de gerar conhecimento e prevenção. Dentre as informações, em prol da saúde pública, há abordagens sobre combate à doenças tropicais e infecções sexualmente transmissíveis e estímulo à saúde nutricional e física.
A campanha de suplementação de vitamina A beneficiou principalmente as crianças, porém mobilizou os adultos a buscarem os serviços da unidade de saúde.
Sobre a campanha
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) foi instituído oficialmente por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, com objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade. Desde 2012, o programa foi expandido para todas as crianças na faixa etária residentes nas Regiões Norte e Nordeste e em municípios das outras regiões, além das áreas indígenas.
Em outubro de 2017, foi implantado o Sistema de Micronutrientes – módulo Vitamina A, que delega aos municípios o monitoramento do PNSVA.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.