USF promove momento de acolhimento humanizado com usuários

Redação 28/10/2020 às 13:53
USF promove momento de acolhimento humanizado com usuários
Profissionais e usuários tiveram conversa sobre empatia e cotidiano
Ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (28)

Mais que um atendimento médico, muitas vezes os usuários buscam nas unidades de saúde um olhar atento e uma escuta humanizada para lidar com as diversas situações de seu cotidiano. E com o intuito de acolher melhor estes pacientes, profissionais da Unidade de Saúde da Família Robson Cavalcante, localizada no Benedito Bentes, organizaram uma roda de conversa na manhã desta quarta-feira (28).

A ação foi realizada pelos médicos das duas equipes de Saúde da Família da unidade, Daniel Prates e Rafael Vieira, e aconteceu em uma área externa, contando com a participação de usuários e profissionais.

“A terapia comunitária já é uma prática que a gente faz na Atenção Primária e é um tipo de terapia que a própria comunidade tenta explorar o motivo dos seus problemas estarem acontecendo e busca respostas. Então, como a gente já trabalha na perspectiva da pessoa, da família e da comunidade, sempre há essas ações na saúde mental, ultrapassando o atendimento médico”, explicou Vieira.

Ainda segundo o médico, parte principal do trabalho desenvolvido nas unidades de saúde é escutar os problemas das pessoas. “É um tipo de abordagem que ajuda bastante tanto os usuários e a própria comunidade a compartilharem essa dificuldades que estão passando. Então, compartilhando esses problemas eles encontram também soluções comunitárias e a gente conta com esse recurso e com um método para fazer aflorar essas narrativas e essas histórias”, acrescentou.

De acordo com a gerente da unidade, Ana Paula Mariano, o objetivo da atividade foi envolver a comunidade. “Eles aproveitaram para contar os seus problemas e esse momento é para que a fala do outro possa melhorar a sua dor, trabalhar a empatia e criar vínculo entre eles”, relatou.

Graziela França/ Ascom SMS

]]>
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.