USF Novo Mundo promove ação para sensibilização do Novembro Azul

Redação 20/11/2021 às 08:22
USF Novo Mundo promove ação para sensibilização do Novembro Azul

As ações ofertaram bem-estar e informação para prevenção, cuidados e valorização da saúde do homem

Nesta quinta-feira (18), a Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo realizou ações para valorizar, prevenir e promover a saúde do homem. A sensibilização começou às 7h com sala de espera para os usuários, onde puderam receber informações sobre câncer de próstata, a importância da informação sobre o assunto, além de prevenção e quebra de paradigmas sobre o tema. Na ocasião, os profissionais da unidade de saúde esclareceram, de forma didática e explicativa, inúmeras questões relacionadas ao tema, de modo a conscientizar a comunidade.

Sala de espera – informações sobre câncer de próstata: Foto Divulgação USF Novo Mundo

A atividade de conscientização contou com a participação da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – eNasf 8, com a fisioterapeuta Giselia Santos compartilhando informações sobre a importância da atividade física e seus benefícios. A profissional da saúde também fez séries de alongamentos e alguns exercícios para ampliar a consciência corporal entre os usuários.

Palestras e atendimentos simultâneos

Além das palestras, foi disponibilizada também a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, ação que foi coordenada pelas enfermeiras Rejane Oliveira e Jane Paula Lemos, e aplicada para os homens cadastrados nas unidades e visitantes. Houve ainda a distribuição de panfletos informativos e broches azuis, além de oferecidos alguns brindes, como carteiras e nécessaires.

Mesmo com as ações, os atendimentos médicos na unidade de saúde foram mantidos e reforçados por atendimentos odontológicos, sem marcação prévia, com o objetivo de valorização da autoestima e motivação da saúde bucal do homem.

No período da tarde foi oferecida uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS), de modo a disseminar informações preventivas e de saúde pública para conhecimento de todos. Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde GraduaSUS, a médica Cícera Trindade coordenou a ação junto a alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit).

“Se comparado a anos anteriores a procura foi maior, a participação dos agentes de saúde foi essencial para o retorno da promoção e valorização da saúde do homem”, ressalta Thyago Riccelli, diretor da Unidade.

Nesttor Netto – (estagiário) Ascom – SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.