USF Galba Novaes evidencia importância da saúde do homem ao promover Dia D do Novembro Azul

Redação 23/11/2021 às 10:01
USF Galba Novaes evidencia importância da saúde do homem ao promover Dia D do Novembro Azul

Ação contou com oferta de palestras e atendimentos

A Unidade de Saúde da Família (USF) Galba Novaes, localizada no Tabuleiro do Martins, realizou na última segunda-feira (22), ações de sensibilização, prevenção e valorização da saúde do homem.

Foram oferecidas palestras educativas e didáticas para a comunidade do entorno da unidade, coordenada pelos agentes e profissionais de saúde do local, com a colaboração da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNasf) 2.

Houve também atendimentos médicos, realização de exames, encaminhamentos e ofertas de brindes para os usuários, como bonés e camisetas com o símbolo da campanha do Novembro Azul, que reforça a importância dos cuidados preventivos com a saúde da população masculina.

Palestra sobre câncer de próstata – Divulgação : Foto USF Galba Novaes

Nas salas de espera, as equipes compartilharam informações relacionadas ao câncer de próstata, sobre como prevenir e tratar, além de conscientizar os usuários sobre os efeitos negativos do tabagismo e do alcoolismo para a saúde. Esse bate papo informativo foi coordenado pelos agentes de saúde da unidade.

A enfermeira Midian Marques coordenou a realização dos testes rápidos para detecção de Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) como Sífilis e HIV, evidenciando a importância dos exames preventivos.

Testes rápidos – Divulgação : Foto USF Galba Novaes

Os atendimentos clínicos também tiveram espaço nas ações do Novembro Azul, sendo potencializados com a mobilização. Os médicos Roberval Fernandes e Ana Rúbio estavam responsáveis pelos atendimentos, disponibilizando as requisições para exames de rotina e preventivos, a exemplo da ultrassom da próstata, para homens da faixa etária dos quarenta anos, e encaminhamentos do Cegis (antigo Cora) para os usuários. Foram feitos ainda encaminhamentos para urologista e orientações de retorno.

As ações como forma de melhoria na saúde

As ações atenderam aos usuários e à comunidade, que se fizeram presentes no Dia D. Entre as palestras educativas houve a participação da nutricionista Rosimeire Fernandes no eNasf 2, fomentando a importância de uma alimentação saudável e seus impactos positivos. As informações nutricionais tiveram a finalidade de conscientizar sobre reeducação alimentar, opções de alimentos que corroboram para a saúde e eliminação da cultura de alimentação irregular para os usuários.

Já as terapeutas ocupacionais Sara Lins e Kaline Kelly, intensificaram informações sobre a necessidade das atividades físicas, na saúde corporal e mental. Foi ressaltada ainda a importância do corpo se manter em movimento e ativo para uma melhor qualidade de vida.

Conjuntamente com as terapeutas ocupacionais, o educador físico Tobias de Sousa, também integrante da eNasf 2, contribuiu para a palestra com a atividade de alongamento e conscientização corporal, além de uma dinâmica, com informações indispensáveis sobre se manter em movimento.

Informações sobre terapia ocupacional – Divulgação: Foto USB Galba Novaes

Em palestra no local, a assistente social da unidade, Marisa Cavalcante, fez uma abordagem sobre o câncer de próstata, de modo a disseminar conhecimento, como proceder e evitar fatores que possam resultar em pioras na saúde do homem. Segundo Marisa, em comparação a anos anteriores, a mobilização deste ano reuniu um público maior e foi realizado um número maior de testes rápidos em relação ao ano passado.

Nesttor Netto (estagiário) Ascom -SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.