USF do São Jorge realiza ações educativas e mutirão de citologias
Aconteceu também um momento lúdico para crianças enquanto as mães realizavam atendimentos
Na manhã desta quarta-feira (11), a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, promoveu uma série de ações voltadas para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.
Durante a manhã aconteceu o Cine Pipoca para crianças, com o objetivo de levar para a unidade as mulheres que não tinham com quem deixar seus filhos. As atividades lúdicas foram direcionadas para as crianças enquanto as mães cuidavam da saúde. Outra ação realizada durante o dia foi um mutirão de citologias, com a disponibilização de diversos exames preventivos voltados ao público feminino.
A sessão de cinema exibiu o filme Encanto para crianças da comunidade enquanto as mulheres participavam de realização de citologias, colposcopias, solicitação de mamografias, testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, e entrega de exames já realizados durante o mês.
Segundo Patrícia Acioli, enfermeira da unidade e idealizadora do projeto, a ação buscou promover diagnóstico precoce, informação, saúde e diversão em família. “A exibição do audiovisual foi voltada aos filhos das usuárias em duas sessões pela manhã, a fim de chamar os pequenos para atualizar o cartão vacinal, com disponibilização de recreação e saúde bucal, com escovação e aplicação de flúor. Além disso, foram realizados sorteios de brindes e lanche coletivo preparados exclusivamente para o evento”, destacou.
Mutirão de citologias
Paralelo à ação voltada para crianças, profissionais da unidade também realizaram um mutirão de citologias, buscando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, em uma forma de prestar cuidado integral à saúde da mulher.
A enfermeira da USF, Iara Francisca, destacou a importância da ação para a promoção e prevenção da saúde da mulher. “Ao ampliarmos esses atendimentos, nos aproximamos da comunidade e promovemos conscientização para cuidar da saúde. Diagnóstico precoce e informação são essenciais na luta contra o câncer. Nosso compromisso é promover saúde e principalmente a quem mais precisa", disse.
Na ocasião também foram realizadas salas de espera para conscientizar e informar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, e tratamentos e direitos da pessoa com câncer. Além das palestras, a equipe multiprofissional realizou atualização vacinal tanto para adultos quanto para crianças e atividades físicas com alongamentos.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.