USB José Tenório leva informações e faz alerta aos usuários sobre a Hanseníase
Profissionais orientaram a comunidade que frequenta o posto sobre os sintomas que caracterizam a doença e como buscar tratamento
Durante todo este mês, as Unidades de Saúde de Maceió estão realizando diversas atividades educativas relacionadas à campanha Janeiro Roxo, que busca conscientizar a sociedade sobre a hanseníase. E para promover um espaço de orientação e reflexão sobre o tema, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório, localizada no bairro da Serraria, realizou, nesta terça-feira (23), uma ação de Educação em Saúde a fim de sensibilizar os usuários sobre a doença.
Na ocasião, os profissionais da UBS José Tenório realizaram uma “sala de espera” e uma roda de conversa com os usuários, que receberam orientações sobre como identificar a doença e seu tratamento, que acontece nas unidades de saúde da capital.
Segundo a diretora da unidade, Thyone Assunção, a ação foi muito importante para compartilhar informações aos usuários sobre a hanseníase e alertá-los a buscarem o tratamento nas próprias unidades de saúde, pois é uma doença contagiosa, porém curável.
“Neste mês estamos realizando ações educativas e atendimento com a equipe multiprofissional da unidade em prol de orientar toda a população a identificar os casos de hanseníase e a procurar a unidade de saúde mais próxima para tirar as dúvidas e receber o atendimento médico necessário. A hanseníase é uma doença que tem cura, basta ser identificada. Contudo, ela é altamente transmissível e muitas pessoas que estão com a doença não sabem que a tem. Por isso, o Janeiro Roxo é uma campanha de extrema importância para conscientizar a população a ter os devidos cuidados para identificação da doença”, afirmou.
Sobre a doença
A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que se inicia, após uma incubação muito lenta, por pequenas manchas despigmentadas onde a pele é insensível e não transpira, e evolui para a forma tuberculosa (a mais comum), lepromatosa ou ainda intermediária.
A doença tem tratamento eficaz, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com medicamentos adequados, é possível curar a hanseníase e evitar sequelas, por isso, é importante manter o tratamento regular e completo para garantir a cura.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.