US Tereza Barbosa trabalha saúde mental e melhoria na qualidade de vida dos servidores

Redação 07/07/2021 às 07:00
US Tereza Barbosa trabalha saúde mental e melhoria na qualidade de vida dos servidores

Atividades fazem parte do grupo Humanizateca e buscam promover ações sobre bem-estar

Buscando levar qualidade de vida, bem-estar e humanização para o cotidiano, o grupo “Humanizateca”, que atua desde 2019 na Unidade de Saúde (US) Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, realizou mais um encontro junto aos servidores. As atividades ocorrem ao longo desta semana e têm foco na saúde mental e melhoria do ambiente de trabalho.

Foto: Equipe – US Tereza Barbosa.

A proposta trabalhada com os servidores é do “mindfulness”, prática integrativa que busca a atenção plena, conduzindo a equipe para uma reflexão sobre os dias atuais e modo como estamos lidando com as inúmeras tarefas executadas diariamente. A técnica foi conduzida pela psicóloga da US Tereza Barbosa e uma das responsáveis pelo grupo, Paula Quitéria Silva, que destaca os principais benefícios da atividade.

“Ela ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia, aumenta a capacidade de concentração, contribui para o controle do estresse e da ansiedade, melhora os relacionamentos pessoais, incentiva a criatividade, entre outros”, explica a profissional.

Foto: Equipe – US Tereza Barbosa.

Já para diretora administrativa da Unidade, Michele Gama, ser multitarefas parece um ganho na execução das atividades, mas é altamente nocivo à saúde mental e ao bem-estar emocional.

“Com a realização desses momentos, buscamos acolher os servidores dentro de suas necessidades para que a gente esteja sempre apto a servir os usuários com excelência, pois servidor bem cuidado, oferece um atendimento melhor a todos”.

Michele Gama, diretora administrativa da US Tereza Barbosa. Foto: Ascom/SMS

A prática

Colocando em prática o “mindfulness”, os servidores ficaram descalços, fecharam os olhos e foram convidados a centralizar o pensamento em pontos do seu corpo que merecessem atenção naquele momento, de forma que pausassem e se conectassem com a necessidade de que o corpo tivesse apresentando naquele momento. Essa atividade tem o intuito de melhorar a concentração, a observação dos sentidos e a respiração.

Os servidores também participaram da dinâmica do “anjo” na qual, ao longo de dois meses, eles promoveram ações de acolhimento e atenção ao seu “protegido”. A assistente social da Unidade, Renata Araújo, destacou que o objetivo da dinâmica é estreitar os laços de relacionamento, promover aproximação, buscar a unidade como equipe, com o intuito de cuidar uns dos outros.

Para finalizar a proposta, a servidora Verônica Gomes produziu e recitou um poema que retratou os momentos vivenciados ao longo desse tempo de pandemia.

Resultados

Entre os resultados que vêm sendo apresentados desde a implantação do projeto está o melhor entrosamento da equipe.

“As pessoas estão escutando mais, acolhendo melhor as demandas dos usuários e também dos próprios colegas, o que melhorou muito as relações interpessoais e a comunicação entre todos nós. O ambiente ficou mais agradável. É um cuidado simples que faz toda a diferença”, comenta Paula Quitéria Silva, psicóloga da US Tereza Barbosa.

Ana Cecília da Silva / Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.