UPAs de Maceió terão nova metodologia para aprimorar atendimentos

Representantes da Saúde de Maceió e profissionais das duas UPAs, administradas pelo Município, participaram de workshop que busca otimizar fluxos de trabalho

Ana Cecilia da Silva/Ascom SMS com Ascom ISAC 29/03/2022 às 16:11
UPAs de Maceió terão nova metodologia para aprimorar atendimentos
Capacitação para profissionais das UPAs (Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS)

Profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e do Trapiche da Barra, administradas pelo Município, participaram nesta terça-feira (29) de um workshop sobre o Projeto Lean nas UPAs, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que visa otimizar os fluxos de trabalho e tornar os atendimentos mais humanizados nesses locais. A capacitação ocorreu no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Poço.

A gerente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Maceió, Aline Mota, afirma que a capacitação vai trazer muitos benefícios aos usuários atendidos pelo serviço.

“A gente sabe que a população muitas vezes fica aguardando atendimento e com a aplicação da metodologia Lean, vamos ter uma redução nessa espera, pois será implantada uma logística entre os profissionais, que saberão imediatamente como remanejar esses pacientes e para onde direcioná-los, reduzindo essa espera por atendimento”, informa a gerente.

Gerente da Rede de Urgência e Emergência de Maceió, Aline Mota (Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS)
Gerente da Rede de Urgência e Emergência de Maceió, Aline Mota (Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS)

O coordenador do Projeto Lean na Universidade Federal Fluminense (UFF), Robson Calado, explica como funciona a metodologia e os principais benefícios que ela traz para os serviços de saúde.

“Nós estamos no segundo ciclo do projeto e já aplicamos em mais de 100 UPAs e hospitais públicos pelo Brasil, buscando justamente otimizar o fluxo de atendimentos, tendo como principais benefícios reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes no serviço”, explica o coordenador.

Robson Calado pontua, ainda, que o método Lean Healthcare consiste numa abordagem baseada no Sistema Toyota de Produção, que foca no aumento da produtividade, organiza processos e reduz desperdícios.

"Para isso, a gente realiza tutorias e acompanhamentos durante seis meses com esses profissionais e acompanha os indicadores por mais seis meses. O projeto tem duração de um ano e com o monitoramento de uma equipe de melhoria em cada UPA, buscamos fazer um ensino continuado, capacitando e formando facilitadores que possam multiplicar esses conhecimentos”, completa Robson.

Coordenador do Projeto Lean na UPA, Robson Calado (Foto: Polyanna Monteiro Ascom SMS)
Coordenador do Projeto Lean na UPA, Robson Calado (Foto: Polyanna Monteiro Ascom SMS)

Para o diretor-geral da UPA Benedito Bentes, Douglas Teixeira, o projeto norteia a gestão dos processos e o monitoramento dos resultados.

"É um projeto desafiador, pois a Unidade de Pronto Atendimento é um lugar que vivencia melhorias contínuas. Posso afirmar que o Workshop nos traz um norte para que possamos desenvolver atividades e seguirmos as cadeias com a metodologia de fluxo, para que possamos, junto à equipe multidisciplinar, pactuar melhores resultados, valorizando os recursos aplicados em transição com monitoramento de indicadores e implantações de técnicas inovadoras", destaca o diretor.

Já para a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Walma Marinho, o workshop oferece ferramentas para o aperfeicoçamento do atendimento na UPA.

"O Workshop Projeto Lean na UPA  vem nos capacitar no conhecimento de ferramentas e estratégias de melhoria operacional para a adequação dos fluxos das unidades, auxiliando nas mudanças e melhorias de fluxos de pacientes, focando na  redução do tempo de espera extra, ou seja, aqueles em que o paciente não está em efetivo atendimento, mas em espera para atendimento. É um poderoso aliado no processo necessário para a conquista da excelência no atendimento da UPA", conta a diretora.

A médica do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis) do Município, Marta Oliveira, responsável pela regulação de leitos, participou do workshop e destaca a importância do momento para a melhoria dos serviços de saúde para a população.

“Atualmente trabalhamos com um quadro de superlotação no atendimento das UPAs de Maceió e essa metodologia traz organização dos processos dentro do serviço, beneficiando diretamente os pacientes. Então estamos aqui para contribuir para que todos os indicadores e metodologias de acompanhamento diário sejam implantados e que alcancemos o resultado esperado", pontua a médica.

Médica do Cegis do Munícipio, Marta Oliveira (Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS)
Médica do Cegis do Munícipio, Marta Oliveira (Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS)

Indicadores

Em 2020, no primeiro ciclo do Projeto Lean na UPA, foi registrada uma redução de 39% no tempo médio de permanência de pacientes nessas unidades. Neste ciclo, 50 UPAs e 90 hospitais de todo o país contavam com o sistema.

Já no segundo ciclo, mais de 100 UPAs passam a contar com a metodologia, que além de capacitar os profissionais envolvidos nos atendimentos, permite a identificação de dificuldades para converter em ações de melhorias. Os resultados obtidos incluem redução no desperdício, maior segurança e capacidade de atendimento, otimizar o tempo de espera e de permanência, bem como melhorar a experiência do paciente.

SMS

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