UPA Trapiche da Barra completa seis anos com mais de 1 milhão de atendimentos

Unidade é a única UPA de Alagoas certificada como ONA 2 – Acreditado Pleno

Ascom ISAC 22/02/2022 às 16:30
UPA Trapiche da Barra completa seis anos com mais de 1 milhão de atendimentos
Mais de 1 milhão de atendimentos em seis anos de funcionamento. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Nesta terça-feira, 22, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, completa seis anos de funcionamento. Nesse período, a unidade realizou mais de 1.030.000 atendimentos, entre consultas e procedimentos. Foram mais de 663 mil atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, mais de 93 mil raios X, mais de 31 mil eletrocardiogramas e mais de 243 mil exames de análises clínicas.

O enfermeiro, Danilo Feitosa, atua na UPA desde a inauguração, em 2016. E é com orgulho que ele lembra da evolução da equipe na busca pela qualidade e humanização dos atendimentos.

“A unidade me abriu muitas portas e eu amo trabalhar aqui. A equipe é incrível e atua sempre buscando o melhor para o paciente. Trabalhamos com protocolos que nos dão respaldo para oferecer uma assistência segura e fazemos treinamentos constantes”, conta o enfermeiro.

Localizada no bairro Trapiche da Barra, um dos mais antigos da capital alagoana, a UPA tem capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia. Ela é custeada pela Prefeitura de Maceió, gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Diretora-geral da UPA Trapiche, Flavia Pontes (eq), com a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, na entrega do Certificado de Acreditação. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Diretora-geral da UPA Trapiche, Flavia Pontes (eq), com a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, na entrega do Certificado de Acreditação. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Foco no paciente

Para a diretora-geral da unidade, Flávia Pontes, o foco no paciente é um dos diferenciais da UPA Trapiche da Barra.

“O nosso atendimento é focado no paciente. Buscamos atendê-lo de forma integral, a partir de um olhar multiprofissional, que coloca o usuário como protagonista no cuidado assistencial. Para oferecermos esse nível de assistência à população, adotamos protocolos, processos e fluxos baseados nas melhores evidências científicas para a promoção da segurança do paciente”, afirma a diretora-geral.

Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, o atendimento humanizado é um dos pilares do modelo de gestão implantado nas unidades de saúde gerenciadas pelo instituto no Brasil.

“Acreditamos que a excelência em saúde passa pelo respeito e valorização das pessoas. Além da humanização, a nossa atuação se baseia em valores como transparência, integridade, ética e qualidade assistencial. Para nós, é uma honra fazer parte da história de uma unidade que tem feito a diferença na saúde das pessoas”, argumenta a presidente.

Média de 98% de satisfação dos usuários

Em janeiro, o índice médio de satisfação dos usuários da UPA Trapiche da Barra foi de 98%. Esse indicador é mensurado mensalmente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, responsável por receber elogios, reclamações e sugestões sobre o atendimento na unidade. O setor funciona como um canal permanente de comunicação entre a UPA e os usuários e seus familiares.

UPA tem 15 leitos de observação, quatro na sala de emergência, consultórios, laboratório e salas de procedimentos. Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS
UPA tem 15 leitos de observação, quatro na sala de emergência, consultórios, laboratório e salas de procedimentos. Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS

Sobre a unidade

A UPA Trapiche da Barra é a única unidade de pronto atendimento do SUS em Alagoas que é certificada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação como Nível 2 – Acreditado Pleno.

Ela é classificada como porte III e atende em regime 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, casos de urgência e emergência clínica, pediátrica, ortopédica e odontológica.

No caso das demandas de Odontologia, o atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Atualmente, a UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.