Unidades reforçam ações voltadas à Saúde do Homem

Redação 20/11/2021 às 08:20
Unidades reforçam ações voltadas à Saúde do Homem

Parceria de unidades de saúde com equipes do Nasf tem aproximado população masculina dos serviços de saúde

Assegurando um reforço significativo às ações definidas pelo Programa de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades do município vêm desenvolvendo uma série de ações pontuais. A mobilização tem como objetivo conscientizar a população acerca da necessidade de se promover o cuidado integral com a saúde do homem e destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial, o câncer de próstata.

Ações na UBS Pitanguinha destacaram cuidado integral com a saúde do homem. Foto: Divulgação Equipe Nasf 8/AP

Na Unidade Básica de Saúde Pitanguinha, a abertura da campanha ocorreu nesta quinta-feira (18) e teve como principal direcionamento a sensibilização dos usuários da unidade para a questão. A ação reuniu os profissionais de saúde da unidade e da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNasf) 07.

A abordagem foi iniciada pelo Núcleo de Serviço Social do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital Universitário, que discorreu sobre a prevenção ao câncer de próstata e também sobre a rede assistencial disponível para o tratamento da doença.

Depois, foi a vez das odontólogas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da unidade – Elizabeth Guimarães e Adriana Luna – fazerem uma explanação acerca do câncer de boca, seguida da ação de busca ativa, com a realização de atendimentos para detecção desse tipo de tumor entre os participantes.

Aproveitando o momento da sala de espera, as enfermeiras Késia Oliveira e Regina Cristina da Silva estenderam a abordagem da campanha às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), culminando a ação com a realização de testes rápidos pra HIV, Sífilis e Hepatites Virais, atividade que foi facilitada por formandas de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac. Ao final da programação, foi disponibilizado aos usuários um lanche coletivo e momento musical com voz e teclado.

“As ações da eNasf 7/Atenção Primária tem procurado ampliar o alcance do trabalho preventivo da unidade e até o final deste mês, seguiremos com as atividades, visando reduzir a incidência de agravos também junto aos homens atendidos na nossa área de atuação, aproximando-os dos serviços de saúde”, frisou a assistente social eNasf 7, Ana Márcia Agra.

USF Ouro Preto

Ação na USF Ouro Preto. Foto: Divulgação Equipe Nasf 8/AP

Trabalho semelhante também foi desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Ouro Preto para destacar os objetivos da campanha Novembro Azul. A parceria formada entre a direção, os profissionais de saúde e a equipe eNasf 7, também proporcionou aos usuários da comunidade, em dois momentos diferentes, uma oportunidade de conhecer mais sobre sintomas e cuidados preventivos relacionados não só ao câncer de próstata e de boca, mas também sobre a importância da vacinação e da atividade física para o bem-estar e a qualidade de vida.

Facilitadas por agentes de saúde, enfermeiras, técnicas de Enfermagem e equipe de Odontologia, as atividades do último dia 11 contaram com roda de conversa e aula de alongamento coordenada pela educadora física Ana Paula Chaves, que está à frente do grupo de práticas corporais da unidade, com atividades semanais.

Foto: Divulgação Equipe Nasf 8/AP

Na ação, foram realizadas ainda orientações e atendimentos médicos, além de busca ativa com odontólogos para a detecção de câncer de boca. No local, os usuários tiveram direito também a um lanche coletivo, distribuição de material educativo e cortes de cabelo.

Já na última quarta-feira (17), a programação elaborada pela equipe da USF Ouro Preto seguiu em parceria com a eNasf 7 e levou à comunidade informações relacionadas à prevenção do câncer de próstata, à rede assistencial disponível ao paciente afetado pela doença e os direitos da pessoa com câncer, na apresentação feita pela equipe do Núcleo de Serviço Social do CACON do Hospital Universitário. Para finalizar, foram distribuídas lembrabças alusivas ao tema e folhetos educativos.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.