Unidades encerram ações do Agosto Lilás com usuárias e servidoras

Redação 03/09/2021 às 11:15
Unidades encerram ações do Agosto Lilás com usuárias e servidoras

Profissionais de saúde destacam rede de apoio às mulheres e aniversário de criação da Lei Maria da Penha

A Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, encerrou as ações do mês de agosto mobilizando as usuárias atendidas por suas equipes de saúde e a população do seu entorno, com atividades alusivas à campanha do Agosto Lilás.

Equipe também trabalhou a conscientização de mulheres fora do ambiente da unidade. Foto: Divulgação

A ação do Agosto Lilás tem por objetivo o debate de temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. E durante todo o mês, motivou a programação de atividades planejada pela equipe multiprofissional da unidade, voltadas para os servidores e usuários.

Através do projeto Humanizateca foi realizado uma roda de conversa, com a mediação da psicóloga Paula Quitéria, e as assistentes sociais Renata Araújo e Eulina Maria, desenvolveram tarjetas com frases relacionadas à violência, conduzindo o grupo à reflexão, quanto as diversas formas de violência que a mulher sofre, estimulando o compartilhamento de suas vivências.

Roda de conversa da Humanizateca estimulou compartilhamento de experiências de violência contra a mulher.
Foto: Divulgação

Seguindo a programação, a gerente administrativa, Michelle Gama, apresentou dados epidemiológicos sobre a violência contra a mulher em Alagoas e falou sobre a Ficha de Notificação de Violência interpessoal e autoprovocada, repassando orientações quanto ao preenchimento e sobre a notificação compulsória dos casos de violência.

“Para fechar o mês, a equipe promoveu ainda uma ação educativa nos centros comerciais do bairro, buscando orientar as mulheres quanto as centrais de referência de atendimento às mulheres vítimas de violência e os serviços de proteção existentes na rede. Foi nossa pequena contribuição para dar visibilidade e conscientizar a todos sobre a questão”, afirmou Michelle.

Feirante participou da ação levada às ruas. Foto: Divulgação

USF Pescaria

Localizada na região do litoral norte da cidade, a Unidade de Saúde da Família (USF) Pescaria também promoveu ações voltadas à conscientização e prevenção da violência contra a mulher.

Usuárias ouviram atentamente as orientações. Foto: Divulgação

Com palestras educativas e orientações acerca da rede de proteção à mulher vítima de violência, a equipe da unidade reuniu as usuárias numa atividade em sala de espera – inclusive com a participação dos usuários da comunidade – para destacar os 15 anos de criação da Lei Maria da Penha e as formas de se denunciar um agressor.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.