Unidades de Síndromes Gripais 24h registram 400 atendimentos

Unidades de Saúde Jorge Duarte e Aliomar Lins passaram a atender casos de síndromes gripais

Ana Cecília da Silva - Ascom/SMS 21/01/2022 às 13:26
Unidades de Síndromes Gripais 24h registram 400 atendimentos
Atendimentos na Unidade Jorge Duarte na manhã desta sexta-feira. Foto: Equipe - UBS Jorge Duarte

Em virtude do aumento de casos de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde de Maceió, reabriu nessa quinta-feira (20) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos), que funciona 24h para atendimentos exclusivos para síndromes gripais. Já a Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes), que já funciona com o Corujão da Saúde, de 7h às 21h, também atende 24h a demanda de síndromes gripais em ala específica.

Nesses primeiros dois dias de atendimento, as duas Unidades de Saúde 24h já registraram 400 atendimentos aos usuários com sintomas de síndromes gripais.

Segundo o diretor da UBS Jorge Duarte Quintela, João Paulo Calheiros, a busca por atendimentos no local tem sido alta. “Ao chegar na Unidade para o atendimento, os usuários passam por uma triagem com a equipe de enfermagem e são encaminhados para o atendimento médico. A maior demanda que estamos registrando por aqui é pela realização de testes rápidos. Até o momento, já realizamos 66 testes e 38 deles deram positivo”, destaca.

UBS Jorge Duarte, no Graciliano Ramos. Foto: Foto: Equipe - UBS Jorge Duarte
UBS Jorge Duarte, no Graciliano Ramos. Foto: Foto: Equipe - UBS Jorge Duarte

Já a diretora administrativa da UBS Aliomar Lins, Paula Elana Sousa, relata que a procura por atendimentos na Unidade está aumentando de forma gradativa. “Como não estamos com a realização de testes, a procura é um pouco menor. Mas, o restante do atendimento está sendo realizado, com a triagem, verificação das condições de saúde do paciente, seus sinais vitais. Todos são assistidos por nossos profissionais, com a prescrição de medicamentos e o encaminhamento para os locais onde estão sendo realizados os testes rápidos”, afirma.

UBS Aliomar Lins oferece atendimento para síndromes gripais a população. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom/SMS
UBS Aliomar Lins oferece atendimento para síndromes gripais a população. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom/SMS

Enquanto que a UBS Jorge Duarte Quintela funciona exclusivamente para o atendimento de síndromes gripais, a UBS Aliomar Lins funciona com três tipos de atendimentos. São eles:

– 7h às 17h – O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família (ESF), ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde;

– 17h às 21h – Corujão da Saúde (já estava funcionando) - atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento;

– Atendimento 24 horas – Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.