Unidades de Saúde sensibilizam usuários sobre o Setembro Amarelo

Ação faz parte da programação do Setembro Amarelo e tem objetivo de orientar a população maceioenses sobre a saúde mental

Marília Ferreira/Ascom SMS 13/09/2022 às 13:03
Unidades de Saúde sensibilizam usuários sobre o Setembro Amarelo
Unidades de Saúde desenvolvem ações da campanha Setembro Amarelo. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

A campanha Setembro Amarelo segue mobilizando as Unidades de Saúde do Município. Na manhã desta terça-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Pádua Cavalcante, localizada no Jardim Petrópolis, sensibilizou usuários e profissionais de saúde sobre a prevenção ao suicídio. A ação ocorreu em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, que fica situado na Chã de Bebedouro.

A diretora administrativa da UBS Antônio de Pádua, Djelba Bertoldo, destacou que o objetivo da iniciativa é trazer orientação e prevenção à população acerca do suicídio e outros transtornos psíquicos que afetam a sociedade.  

“Durante todo o mês estamos trazendo diversas ações voltadas à campanha Setembro Amarelo para os usuários da nossa unidade. E hoje, junto aos profissionais do Caps Sadi, proporcionamos esse momento para trazer orientações sobre a prevenção ao suicídio e esclarecimentos sobre outros transtornos psíquicos, como a depressão, ansiedade e a automutilação. Nosso objetivo é orientar e prevenir a população para que possam identificar os sinais que direcionam ao suicídio ou adoecimento mental”, afirmou.

Djelba Bertoldo é diretora da UBS Antônio de Pádua. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Djelba Bertoldo é diretora da UBS Antônio de Pádua. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Na oportunidade, os usuários estiveram atentos à palestra proferida pelas profissionais do Caps Sadi - psicóloga Emanuela Porfírio e terapeuta ocupacional Jane Tenório - que realizaram uma dinâmica e fizeram um momento de interação entre os usuários sobre a identificação de emoções como felicidade, tristeza, confiança, medo e raiva.

Além disso, elas reforçaram a importância do Setembro Amarelo e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), compostas por equipamentos voltados ao atendimento da população acometida por um adoecimento mental grave. 

“Quando a gente conhece as nossas emoções, aprendemos a lidar de uma maneira melhor com elas. É importante saber identificá-las para termos um controle emocional. A pandemia, por exemplo, foi algo que mexeu com as emoções de muitas pessoas, ela trouxe um desequilíbrio emocional muito grande na sociedade. Por isso, é muito importante fazer um acolhimento para tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas. Esse momento é para que todos os usuários venham ter conhecimento para prevenir o suicídio e repassar as informações aos familiares”, enfatizou a psicóloga Emanuela Porfírio. 

Emanuela Porfírio, psicóloga do Caps Sadi Feitosa. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Emanuela Porfírio, psicóloga do Caps Sadi Feitosa. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Segundo a gerente do 4º Distrito Sanitário, Ana Lúcia Gomes, o suicídio é algo crescente no cotidiano e o momento foi importante para trazer orientação e informação sobre o tema.

“O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção aos adoecimentos mentais, principalmente ao suicídio, algo que, infelizmente, acomete diversas pessoas e está cada vez mais crescente em nosso meio. Hoje essa ação vem para trazer acolhimento, orientação e informação aos usuários sobre essas problemáticas, nas quais atingem jovens, crianças, adultos e idosos”, destacou. 

Ana Lúcia Gomes, gerente do 4º Distrito Sanitário de Maceió. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Ana Lúcia Gomes, gerente do 4º Distrito Sanitário de Maceió. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Onde buscar ajuda?

Quem precisa de ajuda ou quer auxiliar alguém com um atendimento especializado, pode encontrar o apoio necessário nos pontos listados abaixo.

Serviços especializados existentes em Maceió

Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466

Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532

Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521

Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517

Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500

Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540

Outros números de atendimento

Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188

Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.