Unidades de saúde são monitoradas sobre atendimentos às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Iniciativa visa aprimorar fluxos de trabalho para a realização de testes rápidos e encaminhamentos
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta terça-feira (4), uma supervisão técnica na UPA e na Unidade de Telessaúde do Parque dos Caetés, ambas situadas no bairro Benedito Bentes.
A iniciativa tem como objetivo orientar os servidores sobre a necessidade de capacitação adequada para a execução de testes rápidos, alinhar os fluxos de encaminhamento para serviço especializado e cadastro nos sistemas de logística e de insumos, visando organizar os processos de trabalho relativos ao controle e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV e hepatites virais.
A ação foi executada pela coordenação de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
De acordo com a técnica Teresa Carvalho, uma das atribuições da equipe da gestão é fazer o monitoramento e a avaliação das ações que estão sendo realizadas nos pontos de atenção à saúde do município de Maceió.
“É nosso papel acompanhar, monitorar e capacitar as equipes para desenvolverem um trabalho de qualidade para os usuários. Então, todo o trabalho de prevenção e assistência às infecções sexualmente transmissíveis é descentralizado em todas as unidades de saúde e o diagnóstico também. Só é concentrado na assistência especializada, o tratamento de HIV/Aids e hepatites”, explicou.
A técnica ainda pontua que esse monitoramento é feito de forma sistemática, quando é acompanho todo o desempenho das equipes das unidades de saúde, distribuição e execução dos testes rápidos, a forma como está sendo realizada, para aprimorar a relação à assistência específica aos usuários.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.