Unidades de Saúde realizam atividades de promoção à saúde mental

USF David Nasser e Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira desenvolveram atividades de promoção e valorização da vida

Ana Cecília da Silva e Nesttor Netto (estagiário) - Ascom SMS 29/09/2022 às 11:04
Unidades de Saúde realizam atividades de promoção à saúde mental
Foto: Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

Na noite de quarta-feira (28), a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Jorge David Nasser (Ipioca), promoveu em parceria com os profissionais de saúde mental do programa Saúde da Gente, um momento alusivo à campanha do Setembro Amarelo. O momento foi realizado durante o Corujão da Saúde e teve por finalidade a conscientização sobre a valorização da vida. 

Os usuários puderam contar com palestras e dinâmicas, de modo a desmistificar os tabus relacionados à saúde mental. Com participação ativa, houve a troca de experiências entre os participantes e os profissionais falaram sobre a importância de falar sobre depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio.

De acordo com Glórya Vieira, palestrante e psicóloga dos programas Saúde da Gente e Corujão da Saúde, é importante procurar ajuda ao perceber alterações de sono, mudança de humor e pensamentos negativos. “Para qualquer sinal de ansiedade e depressão, é fundamental a ajuda de familiares e ajuda profissional. Nossas vidas são preciosas, por isso, fale com alguém, busque terapia e acolhimento”. 

Ações em sala de espera na USF David Nasser. Foto: USF David Nasser.
Ações em sala de espera na USF David Nasser. Foto: USF David Nasser.

Já a enfermeira da USF David Nasser, Iara Francisca, as Unidades Básicas de Saúde possuem a função de cuidar da saúde integral da população e ações como o Setembro Amarelo é de suma importância. “A parceria com o Saúde da Gente tem o intuito de prevenir e de tratar a saúde  mental do paciente, já que mais da metade das pessoas que se suicidaram nunca tiveram uma consulta com psicólogo ou profissionais da área''. 

Além do bate-papo informativo sobre saúde mental, a unidade intensificou atendimentos das demais especialidades no horário estendido, que são pré-natal,  citologias, consultas clínicas, odontologia, entre outros serviços, de 17h às 21h. 

Ações do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

Quem também realizou ações relativas ao Setembro Amarelo nessa quarta-feira (2*) foi o Centro de Atenção Psicossocial (Capsi) Dr Luiz da Rocha Cerqueira, na Serraria. A atividade foi realizada com crianças e adolescentes de uma escola municipal localizada na comunidade Nações Unidas, no Jardim Petrópolis e contou com palestras educativas, dinâmicas e oficinas lúdicas. 

Segundo a diretora do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção, a atividade também contou com a parceria do Conselho Tutelar da região. “Nossa proposta é trabalhar a rede de proteção infanto juvenil com a parceria dos conselheiros tutelares e trabalhar a valorização da vida junto a esse público. Tanto que durante a conversa, os profissionais identificaram várias demandas em saúde mental nesse público, como autolesão e ideação suicida”, relata.

“Após a identificação dessas demandas, encaminhamos esses casos para atendimento e tratamento no próprio Capsi. Por isso, a importância de estarmos sempre fazendo essas ações junto com a comunidade, pois além de fazer prevenção e promoção da saúde mental, identificamos casos e encaminhamos”, finaliza Thyone Assunção. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.