Unidades de Saúde realizam ações alusivas ao Março Lilás

Foram realizados serviços como citologias, testes rápidos e orientações sobre câncer do colo de útero

Cássia Oliveira e Nestor Netto (estagiário) / Ascom SMS 18/03/2023 às 09:04
Unidades de Saúde realizam ações alusivas ao Março Lilás
Foto: Cortesia

Em alusão ao Março Lilás, as unidades de saúde dos oito distritos sanitários de Maceió vêm realizando, durante todo este mês, ações voltadas à saúde da mulher. As atividades visam enfatizar a importância de exames preventivos, diagnóstico precoce e discutir a campanha com usuárias e a comunidade local em salas de espera, de modo a mobilizar, acolher e prestar serviços à população feminina, além da realização intensiva de citologia.

Nesta sexta-feira (17), a campanha, que tem como tema o combate ao câncer do colo do útero, mobilizou o dia D na Unidade de Saúde da Família (USF) David Nasser, localizada em Ipioca. Desde o início do mês as equipes multiprofissionais que atuam no Corujão da Saúde intensificaram orientações referentes câncer do colo do útero, disponibilizando para as mulheres, palestras educativas, testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis, Hepatites B e C, citologia, atendimentos ginecológicos, e encaminhamentos para mamografias e exames complexos.  

Focada na conscientização e prevenção, a equipe multiprofissional da USF do Corujão da Saúde, destacou orientações sobre autocuidado e autoestima entre as usuárias, além de realizar exames e dinâmicas de grupo. Ainda foi reforçado por especialistas a importância da saúde mental e da atividade física, que contribuem para o bem-estar e saúde da mulher.

A enfermeira Iara Francisca, que atua no Corujão, também reforçou orientações e medidas de prevenção contra o HPV, para mobilizar usuárias no combate à doença.

“A Infeção genital por alguns vírus do HPV é muito frequente e nem sempre desencadeia o câncer, entretanto há casos em que ocorrem alterações celulares que podem evoluir para doença. Essas alterações são detectadas no exame preventivo conhecido como Papanicolau. E podem ser tratadas, se descobertas precocemente. Por isso, se faz necessário o cuidado adequado, principalmente a vacinação e o uso de preservativos", explica.

Dia D no II Centro de Saúde

Coletas de citologia, palestras educativas em salas de espera e serviços como testagem rápida (para Sífilis, HIV/Aids e Hepatites B e C), além de espaço de beleza com demonstração foram as ações que mobilizaram as usuárias do II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço, para a celebração do Dia D da campanha do Março Lilás.

A equipe multiprofissional da unidade - enfermeiras, assistente social, nutricionista e psicólogos - preparou um dia especial para cuidar da saúde do público feminino, reforçando junto às usuárias a importância da prevenção com a realização de exames como a citologia e a colposcopia (Papanicolau).

"Fizemos as orientações destacando o quanto é necessário buscar a prevenção para um diagnóstico precoce, fator fundamental para aumentar as chances de cura. E ressaltamos que esse cuidado deve começar ainda na infância, com a vacinação de meninos e meninas contra o vírus HPV, disponível em todas as unidades do município”, frisou a gerente administrativa do II Centro de Saúde, Vanessa Melo.

A programação na unidade contou ainda com a animação e repertório variado da Banda da Guarda Municipal, além de um delicioso café da manhã para as usuárias, fortalecendo a autoestima e o empoderamento das mulheres residentes na região de entorno da unidade.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.