Unidades de saúde incentivam e promovem informações sobre aleitamento materno

Redação 20/08/2021 às 15:00
Unidades de saúde incentivam e promovem informações sobre aleitamento materno

Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação para grávidas e puérperas

As ações alusivas ao Agosto Dourado, mês que simboliza e incentiva o aleitamento materno, seguem nas unidades de saúde de Maceió. Durante esta semana, as atividades mobilizaram usuárias e funcionários das unidades Caic Virgem dos Pobres e Djalma Loureiro.

USF Caic Virgem dos Pobres celebra Agosto Dourado. Foto: Ascom SMS

A Unidade de Saúde da Família Caic Virgem dos Pobres, situada no Trapiche da Barra, promoveu, na tarde desta sexta-feira (20), um evento para as grávidas e puérperas da Comunidade da Muvuca e bairros adjacentes, que vivem em vulnerabilidade social.

O momento contou a participação da médica obstetra e ginecologista, Iolanda Melo, que palestrou sobre a importância do aleitamento materno e tirou as dúvidas das usuárias. Além disso, ela também reforçou sobre os cuidados gerais que as grávidas e puérperas precisam ter nestas fases: fazer o pré-natal, manter uma boa alimentação e tomar as vacinas indicadas – a exemplo da Hepatite B e a Tríplice Bacteriana (Tétano, Difteria e Coqueluche).

“É de extrema importância que todas vocês mantenham a amamentação. O leite materno precisa ser exclusivo até o sexto mês de vida da criança. Apenas o leite, nada além disso. E só a partir dos seis meses a alimentação complementar poderá ser introduzida, junto ao leite materno”, informa a médica, Iolanda Melo.

De acordo com a gerente do 2º Distrito Sanitário, Kristiane Duarte, a prevenção é o melhor caminho para manter os cuidados com a saúde. “Saúde se faz com prevenção. O leite materno é fundamental para a saúde do bebê. Estamos aqui para reforçar às gestantes e puérperas sobre a importância desse aleitamento”, comenta.

Gerente do 2º Distrito Sanitário, Kristiane Duarte. Foto: Ascom SMS

Géssica dos Santos é usuária da USF Caic Virgem dos Pobres e está com 32 semanas de gestação. Para ela, o evento proporcionou mais aprendizado. “Foi uma tarde maravilhosa. É muito bom quando a unidade repassa essas informações tão importantes para o nosso aprendizado, principalmente para quem é mãe de primeira viagem”, disse.

Géssica dos Santos, usuária da USF Caic Virgem dos Pobres. Foto: Ascom SMS

A enfermeira técnica da Saúde da Criança Layne Cabral ressalta que esta ação foi muito importante porque as usuárias podem ser transmissoras das informações para outras pessoas. “O momento foi de estreitar os laços. As usuárias desta unidade têm o direito de ter acesso a um SUS de qualidade. E fazer uma ação como esta proporciona esse acesso e garante mais conhecimento. Essas informações têm um peso muito grande, e elas podem até repassá-las para outras amigas”, enfatiza.

Além da palestra da médica obstetra e ginecologista, drª Iolanda Melo, o evento contou com sorteio de brindes para as usuárias.

US Dr. Djalma Loureiro

A Unidade de Saúde Dr. Djalma Loureiro também promoveu, na última quarta-feira (18), um momento para grávidas e puérperas sobre o aleitamento materno. O evento contou com palestras sobre educação em saúde relacionada aos benefícios do aleitamento. Ao final, foram realizados sorteios para as usuárias.

Além disso, durante a ação foram realizados testes rápidos para as gestantes e ainda contou com palestras de psicólogos sobre a saúde mental – relacionada aos possíveis estresses da situação – e sobre o direito das gestantes, com assistentes sociais.

As ações continuam sendo realizadas durante todo o mês de agosto.

Confira os locais e datas das próximas abaixo:

24/08, às 14h – Unidade de Saúde da Família Reginaldo, Poço;

26/08, às 9h – Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, Benedito Bentes.

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.