Unidades de Saúde encerram atividades do Janeiro Branco

Ao longo de todo o mês foram realizadas rodas de conversas, palestras e troca de experiência entre usuários e familiares com foco em bem-estar, saúde mental e emocional

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 30/01/2023 às 09:55
Unidades de Saúde encerram atividades do Janeiro Branco
A campanha contou com palestras sobre saúde mental. Foto: Cortesia

Durante todo o mês de janeiro, a Saúde de Maceió realizou diversas ações alusivas à campanha do Janeiro Branco, período que alerta para a importância da saúde mental. Com o intuito de promover bem-estar e saúde para os usuários que utilizam os serviços de saúde, foram organizadas palestras educativas, rodas de conversa e dinâmicas sobre prevenção, convívio e tratamento de doenças psicológicas. 

Em diversas Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foram realizadas atividades educativas, atendimentos psicoterapêuticos e de apoio familiar, aproximando a população dos serviços disponíveis em Maceió. 

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, na Serraria, foi um desses locais que promoveu momentos de escuta com usuários e familiares. O Capsi também realizou uma parceria com a UBS José Tenório com palestras sobre saúde mental para usuários que aguardavam seus atendimentos. 

“Essas ações combatem preconceitos e quebram tabus sobre a importância para os cuidados com a saúde mental com o intuito de prevenir o adoecimento emocional dos usuários”, destaca a enfermeira do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thais Gomes.

Profissionais do Capsi também realizaram ações na orla de Maceió para chamar a atenção de turistas e moradores para questões relacionadas à saúde mental com atividades e dinâmicas para expressar sentimentos. 

USF Dr. Jorge David Nasser

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Jorge David Nasser, localizada em Ipioca, promoveu junto ao programa Corujão da Saúde palestras em salas de espera, dinâmicas, sorteios, massoterapia, intensificação dos atendimentos psicológicos, encaminhamentos para consultas e rodas de conversa para usuários e familiares. Além das equipes do Corujão da Saúde, profissionais dos Caps colaboraram com as atividades.

A psicóloga da USF David Nasser, Grórya Vieira que atua no Corujão da Saúde, enfatizou que conscientizar a população é uma ferramenta muito eficaz para quebrar preconceitos. “É necessário promover a inclusão social de pessoas com transtornos mentais. Só no Brasil, 11,5 milhões de pessoas são diagnosticadas com depressão, 70% têm algum tipo de estresse”, afirma. 

Iara Francisca, enfermeira da USF David Nasser, vinculada ao Corujão da Saúde, destaca a importância das ações voltadas ao Janeiro Branco. "É necessário ações como esta para disseminar informação e acolhimento, além de motivar à busca de ajuda profissional adequada", ressalta.

USF José Guedes de Farias

A USF José Guedes de Farias, localizada na Santa Amélia, também intensificou ações de educação e promoção à saúde mental, de modo a conscientizar os usuários sobre a importância do Janeiro Branco, com realizações de  bate-papo com profissionais de psicologia, palestras e dinâmicas nas salas de espera.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.