Unidades de Saúde de Maceió promovem 'Dia D' da Campanha de Conscientização à Saúde Bucal

Campanha municipal tem o intuito de reforçar a importância do cuidado com a higiene bucal e prática de hábitos saudáveis

Marília Ferreira/Ascom SMS 20/03/2023 às 14:44
Unidades de Saúde de Maceió promovem 'Dia D' da Campanha de Conscientização à Saúde Bucal
Campanha conscientiza sobre saúde bucal. Foto: cortesia

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) segue mobilizando a população com a Campanha de Conscientização à Saúde Bucal. Na manhã desta segunda-feira (20), a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto (São Jorge), a Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA-UFAL) e a USF Durval Cortez (Prado) realizaram o ‘Dia D’ da campanha em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado neste dia 20 de março. 

O objetivo da ação foi conscientizar e orientar os usuários acerca da importância do cuidado com a higiene bucal e a prática de hábitos saudáveis como meios eficazes de prevenção às cáries, doenças periodontais e outros problemas associados, incentivando a população para a criação de hábitos que contribuam com a saúde bucal.

“Como parte da programação da Campanha de Conscientização à Saúde Bucal, instituída por meio de um projeto de lei no ano passado, realizamos o Dia D da campanha para fazer um chamamento aos usuários sobre a importância da higiene oral e prevenção do câncer bucal, além de passar orientações gerais para estimular o autocuidado”, afirma a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias. 

Durante a atividade, os usuários participaram de uma sala de espera, na qual foram transmitidas as orientações gerais sobre os cuidados com a saúde bucal como técnicas de escovação dental e os estágios, sinais e sintomas de doenças que acometem a boca. Em seguida, foi realizada uma busca ativa para detecção precoce de câncer bucal através de exame clínico.

Sobre a campanha 

Iniciada na última terça-feira (14), a Campanha de Conscientização à Saúde Bucal traz uma série de ações educativas dentro das Unidades de Saúde do Município e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para reforçar a importância da higiene oral, autocuidado e prevenção ao câncer de boca. 

A campanha foi instituída pela Prefeitura de Maceió através de um projeto de lei, aprovado em 2022. A Lei Nº. 7.218 retrata a Campanha de Conscientização à Saúde Bucal, a qual deverá ser realizada anualmente, no mês de março, período em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março).

Nos dias 21 e 28 de março, as atividades estarão concentradas no Caps AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), no Caps Sadi Feitosa Carvalho (Chã de Bebedouro) e no Caps Dr. Rostan Silvestre, na Jatiúca.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.