Unidade Docente da Ufal realiza atividades alusivas ao Agosto Dourado com usuárias do Village

Redação 13/08/2021 às 10:30
Unidade Docente da Ufal realiza atividades alusivas ao Agosto Dourado com usuárias do Village

Gestantes e puérperas participaram de ações educativas, pintura gestacional e entrega de brindes

Gestantes e puérperas atendidas na Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UDA Ufal) participaram, nesta sexta-feira (13), de atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê. A ação, promovida pelos profissionais do local, faz parte da programação alusiva à campanha Agosto Dourado, que é o período dedicado a maior sensibilização da população sobre a amamentação.

UDA Ufal organizou todo o espaço para a ação. Foto: Ascom SMS

Para o dia, foram reunidas as usuárias que compõem o grupo de gestantes já acompanhadas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atuam na unidade, com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Palestras educativas, pintura gestacional, lanche saudável e entrega de brindes fizeram parte da programação.

Adelma Fonseca é atendida na unidade e diz que levou os dois filhos para a ação porque acredita na amamentação e gosta de aprender cada vez mais sobre o assunto.

“Amamentei meu primeiro filho até quase 2 anos e hoje ele é uma criança cheia de saúde, que dificilmente adoece. Agora estou repetindo a dose e cada vez mais tenho certeza de que amamentar foi a escolha mais certa que já fiz, pois é maravilhoso tanto para eles quanto para mim”, disse Adelma.

Adelma Fonseca recebe atendimento na unidade. Foto: Ascom/ SMS

A nutricionista do Nasf Rosimeire Fernandes falou para as usuárias sobre os benefícios do aleitamento materno e da alimentação saudável durante a gestação. De acordo com a profissional, essa educação em saúde é realizada durante toda a gestação e tem surtido efeitos muito positivos com as usuárias atendidas pela unidade.

“Hoje estão presentes aqui tanto nossas gestantes como as puérperas, que já estão colocando em prática tudo o que ensinamos sobre o aleitamento materno e isso nos traz muita felicidade. Poder colher os frutos do que, por meses, estávamos plantando, é emocionante”, destacou a nutricionista.

Nutricionista da Nasf reforçou os benefícios do aleitamento materno . Foto: Ascom SMS

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, esteve presente na ação e ressaltou a importância de fortalecer as orientações sobre o tema com a população desde a gestação.

“Precisamos incentivar essas mães a se preparar para o momento do aleitamento para que elas cheguem até ele bem informadas e possam optar pelo alimento mais completo que existe para seus filhos”, pontuou a coordenadora.

As ações de sensibilização continuam durante todo o mês de agosto.

Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Ascom/ SMS.

Confira locais e datas das pr´poximas abaixo:

18/08, às 14h – Unidade de Saúde Djalma Loureiro, Clima Bom;

20/08, às 14h – Caic Virgem dos Pobres, Dique Estrada;

24/08, às 14h – Unidade de Saúde da Família Reginaldo, Poço;

26/08, às 9h – Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, Benedito Bentes.

Polyanna Monteiro – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.