Unidade Docente Assistencial debate violência contra a mulher com público feminino

Atividade alerta sobre importância da denúncia e informa como procurar ajuda em casos de agressão

Cássia Oliveira/Ascom SMS 18/08/2023 às 14:44
Unidade Docente Assistencial debate violência contra a mulher com público feminino
Debate teve como referência casos relatados na UDA. Foto: Cortesia

Engajada nas ações da campanha Agosto Lilás, que promove durante todo o mês de agosto o combate à violência contra a mulher, a Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy, instalada na Universidade Mário Jucá (UMJ), localizada no Barro Duro, mobilizou suas usuárias e o público feminino da instituição de ensino, na última quinta-feira (17), para um debate com foco no problema, que atinge cinco mulheres a cada dois minutos no País.

A atividade contou com a participação da equipe multiprofissional da UDA – enfermeiras, ginecologista clínica, assistente social e psicóloga – que vem realizando, desde o início de agosto, palestras de orientação e de conscientização em salas de espera sobre o assunto.

“Nossa equipe tem abordado temas como notificação da violência, violência sexual e outros, com o objetivo de despertar a atenção de nossas usuárias para as várias faces da violência – sexual, física, patrimonial, moral e psicológica – como identificar esse tipo de situação e onde procurar ajuda. Temos aqui na unidade vários registros de casos de violência, inclusive infantil, que fazem parte da estatística de subnotificação e que precisam ser esclarecidos e direcionados para as medidas adequadas”, afirmou a enfermeira Eusteclyana Santos, que presidiu a mesa de debates.

Na abertura do evento houve a apresentação do Coral “Saúde em Canto”, formado por servidores da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS).

A iniciativa contou com a participação da soldada da Polícia Militar de Alagoas, Paula Mayara, representando a Patrulha Maria da Penha; e a advogada Maria Suely Batista, que discutiram o tema principal do Agosto Lilás com as participantes, incentivando as mulheres presentes a quebrarem o silêncio e a adotarem a denúncia como um mecanismo de defesa.

Advogada Maria Suely Batista abordou os mecanismos de defesa disponíveis para as mulheres. Foto: Cortesia
Advogada Maria Suely Batista abordou os mecanismos de defesa disponíveis para as mulheres. Foto: Cortesia

Para finalizar o evento, foi oferecido às participantes um coffee break e realizado o sorteio de pequenos brindes.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica, além de fomentar debates e ampliar o conhecimento da sociedade sobre os dispositivos existentes de proteção à mulher.  

A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, criada há 17 anos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.