Unidade de Saúde Roland Simon promove Dia D de prevenção ao câncer de mama

Ação integra o cronograma de atividades da campanha Outubro Rosa de Maceió

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 21/10/2022 às 12:08
Unidade de Saúde Roland Simon promove Dia D de prevenção ao câncer de mama
Unidade de Saúde orientou usuárias sobre prevenção ao câncer de mama. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Intensificar atividades de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama tem sido a meta principal dos equipamentos de saúde de Maceió desde o início de Outubro.

Nesta sexta-feira (21) foi a vez da Unidade de Referência em Saúde Roland Simon, no Vergel do Lago, dedicar um dia inteiro ao cuidado e a orientação das mulheres atendidas no local.

Dentre as atividades desenvolvidas, os profissionais da unidade de saúde organizaram uma palestra com foco na relação existente entre hábitos saudáveis e prevenção do câncer de mama. Para repassar informações sobre o tema, a equipe contou com a médica ginecologista do local, Vanessa Cavalcante.

A médica destacou que o estilo de vida pessoal define fortemente o estado de saúde do ser humano. A profissional afirmou que, por meio de hábitos como a prática de exercícios regulares e a alimentação saudável, é possível, inclusive, melhorar a expressão genética do organismo para o alcance de melhor bem-estar.

 “Precisamos entender que prevenção não se trata somente de fazer exames regularmente, mas, principalmente, de cuidar do nosso corpo todos os dias para que ele consiga trabalhar em sua máxima capacidade. Escolher o prato colorido e saudável em vez do industrializado e praticar atividade física todos os dias são estratégias que fortalecem nossos mecanismos de defesa, que vão colaborar decisivamente para a manutenção da saúde de todos os sistemas do nosso corpo”, pontuou a médica.

Médica abordou a relação entre hábitos saudáveis e prevenção em saúde. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Médica abordou a relação entre hábitos saudáveis e prevenção em saúde. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Além da palestra ministrada pela ginecologista, a unidade direcionou todos os serviços ofertados no dia para as mulheres que compareceram ao local. Dentre os serviços disponibilizados destacam-se atendimento médico e psicológico, entrega de solicitação de mamografia, coletas de citologias, vacinação, realização de exames laboratoriais e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis.

Josenilda Alves, 49 anos, foi uma das usuárias que receberam cuidados com a saúde, nesta sexta-feira.

Ela contou que compareceu à unidade para agendamento de exames e ficou surpresa ao se deparar com os serviços ofertados no Dia D.

“Saí de casa pensando que vinha só agendar meu exame, mas cheguei aqui e encontrei esse dia especial com uma palestra maravilhosa e tantos serviços organizados só para nos atender. Fiz até meu teste rápido, que sempre sonhei em fazer e nem sabia que tinha aqui no posto; tô muito satisfeita por isso”, revelou.

Josenilda Alves participou da ação preventiva.  Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Josenilda Alves participou da ação preventiva. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Também esteve presente, a aposentada Rita Policarpo. A usuária, que faz parte do Grupo de Idosos da unidade de saúde destacou que fez questão de participar da ação.

“Gosto de ouvir o que o pessoal aqui do posto tem a dizer porque eles estudam muito para cuidar da gente e tudo o que eles falam é para melhorar nossa saúde. Hoje vou participar de tudo o que eu tiver direito. Já me vacinei e vim assistir a palestra para depois fazer minha citologia e saber se está tudo direitinho”, ressaltou.

Usuária fez questão de participar das atividades do Outubro Rosa. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Usuária fez questão de participar das atividades do Outubro Rosa. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

O Dia D do Outubro Rosa na Unidade de Referência Roland Simon contou, ainda, com uma apresentação musical do Batuque Mundaú, grupo de percussão formado em 2014 e composto por jovens e adolescentes da Comunidade Mundaú.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.