Unidade de Saúde no São Jorge discute racismo e saúde mental com alunos da rede pública

O evento proporcionou um dia de diálogo e apresentações de alunos, com cartazes e falas contra racismo e preconceito

Nesttor Netto (estagiário) Ascom SMS 24/11/2022 às 10:43
Unidade de Saúde  no São Jorge  discute racismo e saúde mental com alunos da rede pública
Houve apresentação de alunos com cartazes no combate ao racismo e preconceito. Foto: Cortesia

A Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, realizou nesta quarta-feira (23),  uma ação de conscientização contra racismo e bullying nas escolas. O projeto que já completou três anos, visa a promoção de saúde e educação, de modo a combater também a violência e as doenças psíquicas ocasionadas  pela discriminação e preconceito gerado nesse ambiente. 

O evento reuniu profissionais de saúde, comunidade e alunos da Escola Estadual Marcelo Rezende, no  Salão de festas Chez Marie, e proporcionou um dia de diálogo e apresentações artísticas de alunos, com cartazes e falas contra racismo e preconceito.

Ação teve intuito de dialogar com a comunidade sobre racismo, preconceito e os impactos negativos na saúde metal e física. Foto: Cortesia
Ação teve intuito de dialogar com a comunidade sobre racismo, preconceito e os impactos negativos na saúde metal e física. Foto: Cortesia

O bem-estar físico, emocional e psicológico foi um dos objetivos dos profissionais da unidade de saúde, que através do Programa Saúde na Escola (PSE), vem proporcionando reflexão e aprendizado dentro do ambiente escolar, fortalecendo a Saúde Mental e Prevenção de Violências e Acidentes junto a estudantes. 

“Quando planejamos esse projeto, em alusão ao Dia da Consciência Negra, buscamos ressaltar a beleza negra e abordar temas como racismo, bullying e empoderamento. Criando um maior vínculo não só com as escolas da região que temos parceria, mas com toda a comunidade local, combatendo todo tipo de preconceito e promovendo saúde mental”, destaca Rozenilda Araújo, técnica de enfermagem da USF José Maria de Vasconcelos e uma das idealizadoras do projeto Pérola Negra. 

Cartazes foram usados em apresentação. Foto: Cortesia
Cartazes foram usados em apresentação. Foto: Cortesia

Com estímulo à cultura e saúde das crianças, foram organizadas apresentações artísticas e cartazes que faziam menção ao combate do racismo e ao preconceito. O USF José Maria desenvolveu o projeto Pérolas Negras Mirins para enaltecer, gerar conhecimento e dar vozes a crianças negras e em vulnerabilidade social. Com o acompanhamento de profissionais da saúde, o projeto luta pelo direito igualitário, e inclusive no cuidado com a saúde e educação.

Para a agente de saúde da USF José Maria de Vasconcelos, Sandra Sá Borges, ao gerar voz ativa através de expressões artísticas nas escolas é possível combater o racismo, preconceitos e levar informações aos jovens sobre a importância do diálogo para saúde mental e física.

“Buscamos dialogar com a comunidade e alunos da escola local sobre os impactos negativos que podem reverberar na saúde emocional das crianças, ocasionando depressão, ansiedade, violências físicas e psíquicas”, finaliza a profissional. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.