Unidade de Saúde do São Jorge realiza evento alusivo ao mês da Consciência Negra

Ação contou com palestras e exposições que reforçaram o empoderamento negro e a luta contra o racismo

Marília Ferreira/Ascom SMS 24/11/2023 às 14:00
Unidade de Saúde do São Jorge realiza evento alusivo ao mês da Consciência Negra
Evento foi realizado na Escola Estadual Fernandes Lima, sendo destinado aos alunos da instituição. Foto: Cortesia

Com o intuito de celebrar a importância da cultura negra, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, promoveu nesta sexta-feira (24), um evento em alusão ao mês da Consciência Negra. A ação foi realizada na Escola Estadual Fernandes Lima e contou com a presença de profissionais de saúde e de alunos do ensino médio da instituição de ensino.

O evento, realizado em parceria com o projeto Pérola Negra - uma iniciativa da Equipe de Estratégia de Saúde da Família da unidade (e-Multi 11), cuja finalidade é trabalhar a autoestima, as crenças, a valorização dos cabelos crespos e o bullying nas escolas para crianças e adolescentes da comunidade - contou com palestras que abordaram a temática, enfatizando o empoderamento negro para os jovens.

“Já estamos no 4º ano do projeto e a cada etapa levamos palestrantes para as escolas com o objetivo de trabalhar justamente esses fatores, que muitas vezes levam essas crianças e adolescentes à depressão, como foi o depoimento de uma adolescente que citou um exemplo, dizendo que em outra escola colocaram ela pra ser a barata numa peça escolar pelo fato de ser negra. Por isso, é fundamental abordar o empoderamento e a importância de combater o racismo dentro das escolas e na sociedade em geral”, destacou a técnica de Enfermagem da unidade, Rozenilda Nascimento.

Segundo a enfermeira Ivani Rocha, o evento teve como sua principal abordagem o empoderamento nego, para trazer valorização à beleza negra de jovens e mulheres. “O foco deste ano foi abordar o empoderamento do público negro, principalmente aos jovens e às mulheres negras. Foi um momento muito bom e importante para valorizar e celebrar a diversidade das pessoas negras em sua beleza e identidade cultural”, afirmou.

Além das palestras, o público contou com uma exposição do projeto "Do criar ao cuidar" - um grupo de artesanato desenvolvido pela unidade com a comunidade. Uma exposição de fotos de uma gestante e usuária da USF José Maria de Vasconcelos Neto também esteve presente no evento, que foi uma parceria com a fotógrafa Nelly Nobre como forma de incentivar as usuárias para a realização do pré-natal e promover o empoderamento feminino.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.