Unidade de Saúde de Ipioca mobiliza usuários com palestras sobre autismo

Ação de conscientização orienta e esclarece dúvidas acerca das dificuldades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 20/04/2023 às 13:13
Unidade de Saúde de Ipioca mobiliza usuários com palestras sobre autismo
Foram realizadas palestras e pinturas nas mãos, alusivas ao Abril Azul. Foto: cortesia

Durante esta semana, a Unidade de Saúde da Família (USF) David Nasser, localizada em Ipioca, realizou atividades alusivas ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação teve o intuito de discutir o tema em salas de espera, de modo a esclarecer dúvidas e orientar usuários sobre sintomas, encaminhamentos e quebrar preconceitos impostos pela sociedade.

A Unidade, que funciona em horário estendido do Corujão da Saúde, promoveu palestras com abordagens de enfermagem, fisioterapia e psicologia, destacando a importância de uma avaliação completa para diagnóstico precoce e das funções indispensáveis das áreas clínicas que colaboram para o acompanhamento da pessoa com TEA.

Segundo a enfermeira Iara Francisca, as ações de conscientização iniciaram desde o início do mês e vão permanecer até o final de abril, pois no local são atendidas crianças com autismo. Ainda de acordo com a profissional, o preconceito é um dos principais problemas a serem enfrentados. 

“O diagnóstico precoce é de extrema importância, quanto mais cedo a criança for diagnosticada, melhor será a qualidade de vida. Em síntese, a importância de todas essas campanhas se reflete na disseminação do cuidado com a saúde e do alerta aos sintomas do corpo e da mente, dessa forma um acompanhamento adequado será oferecido e preconceitos serão diminuídos”, ressaltou.

Nas rodas de conversas, Jonathan Machado, fisioterapeuta do Município, destacou a importância da fisioterapia no acompanhamento de pacientes com autismo, principalmente sobre o desenvolvimento e coordenação motora desses pacientes. 

Já a psicóloga Rayne Fernandes pontuou que o acompanhamento psicológico tanto da criança autista, quanto dos familiares é importante e destacou o apoio familiar para o tratamento de pessoas com TEA.

A assistente social Noemy Lessa falou sobre os direitos e onde procurar atendimento no SUS. As orientações foram feitas no horário do Corujão da Saúde e conseguiu levar aos usuários presentes, interação e trocas de experiências, além de mobilizar os participantes diante do tema.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.