Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula  promove ação em alusão ao Maio Laranja

Atividades abordaram a violência e o abuso sexual infantil para alertar os pais

Nesttor Netto(estagiário)/Ascom SMS 18/05/2022 às 18:30
Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula  promove ação em alusão ao Maio Laranja
Atividade discutiu enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Foto: cortesia

A Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco de Paula, localizada em Cruz das Almas, realizou nesta quarta-feira (18) uma ação voltada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conhecida também como a campanha do Maio Laranja.

Oferecido de forma  didática nas salas de espera da unidade, o bate papo foi feito em parceria com os estudantes do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e contou com a presença de pais e mães da comunidade, possibilitando à equipe compartilhar informações importantes sobre abusos e formas de prevenir comportamentos impróprios, destacando  maneiras de prevenção e sinais de alerta.

As palestras foram coordenadas pela fisioterapeuta e professora Vaneska da Graça, que supervisionou a ação dos acadêmicos do curso de Medicina da UNIT -  Claudio Batista, Isabelle Goes, Laura Lacoque e Lavínia Quixadá. Na apresentação, o grupo explicou para a população que o abuso acontece quando há uma pressão de modo a obrigar a vítima a ter contato íntimo com o abusador.

“A melhor forma de evitar é ensinar as crianças sobre a privacidade de seus corpos, evitando toques em lugares íntimos. O alerta para os pais é observar o comportamento das crianças e dos adolescentes, como medo excessivo de pessoas, voltar a fazer xixi na cama, alterações de humor e reclamações de dor nas partes íntimas”, ressaltou Vaneska.

Folhetos com orientações foram distribuídos para os pais. Foto: cortesia
Folhetos com orientações foram distribuídos para os pais. Foto: cortesia

Para distrair a criançada houve distribuição de pirulitos, enquanto os pais recebiam panfletos educativos e se mantinham atentos ao conteúdo da palestra, que destacou a denúncia ao Conselho Tutelar ou ida à delegacia mais próxima como medida  a ser tomada quando ocorrer qualquer atitude suspeita nesse sentido.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.